Página Inicial > mídia, mídia social, opinião pública, sociedade, sociedade e mídia > Marketing viral, a gente vê por aqui

Marketing viral, a gente vê por aqui

“Um mundo melhor, mais consciente e solidário”. De fato é a “Gota D’Água”!

Movimento Gota D'Água. Imagem: divulgação Marketing viral na internet é uma atividade em constante ascensão e, grosso-modo, qualquer coisa pode ser propagada resultando algum efeito, positivo ou negativo. É, sem dúvida, um fenômeno a ser abordado. Mas, a meu ver, o maior problema do marketing viral é quando ele é usado de má fé ou para fins ilícitos como, por exemplo, publicidade gratuita, ou ainda para fins de manipulação da opinião pública, sendo este último o motivo de maior demanda usado pela grande mídia.

Me refiro a este “Movimento Gota D’Água“, uma “entidade” que, da noite para o dia, aflorou na rede  e arrebanhou praticamente 100% do público usuário de redes sociais. E não é para menos, o assunto é polêmico: a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Não quero me aprofundar no mote da campanha, mas usinas hidrelétricas são uma forma agressiva de se produzir energia elétrica, causam impacto ambiental, geram consequências irreversíveis ao meio-ambiente e, no caso de Belo Monte, um impacto social. Acredito que isso seja consenso e, de todo modo, não estou muito a par desta obra dentro do cronograma do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal (do PT) e essa me parece ser a questão maior: o PT.

De repente, a criação de uma usina hidrelétrica é um problema ambiental/social. De repente, há uma “mobilização nacional” em favor de uma região do país (o Estado do Pará) que, normalmente, é esquecida pela opinião pública. De repente, uma representante da grande mídia resolve “vestir a camisa” e sair em defesa de um movimento que até antes de ontem não existia. Tudo muito “de repente” para o meu gosto.

Ao acessar o site do Movimento, na página Quem Somos (única página informativa do site), apenas quatro pequenos parágrafos bem pouco esclarecedores afirmam que a “missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma” e que o movimento “surgiu da necessidade de transformar indignação em ação” e com o objetivo de “usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais”, ou seja, um movimento criado exclusivamente para fazer marketing viral, com grande infra-estrutura, apoio de diversos atores globais (globais da Globo, por sinal). Tudo muito “de repente”.

Infelizmente, o site não dispõe de mais informações acerca deste “projeto”, diz que o mesmo “apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum” e ainda “é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas”, que o “braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: ‘Movimento Xingu Vivo Para Sempre‘ e o ‘Movimento Humanos Direitos‘”. Esse último, aliás, cujo nome foi cunhado em 1999/2000 (se não me engano) por Paulo Maluf, durante um chat no UOL, com a famosa frase: “direitos humanos são para os humanos direitos”.

Mas, voltando ao assunto, o que são estes três movimentos? São ONG’s? Financiadas por quem? Coletivo de ações e movimentos sociais? A partir de quem? Existe algum registro de Pessoa Jurídica? Quem está por trás disso? Notei que, em nenhum dos sites, há qualquer referência a trabalhos existentes e notoriamente conhecidos como defensores dos direitos humanos, como, por exemplo, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos ou mesmo a Avaaz.

Pelo visto, estes são movimentos calcados basicamente na divulgação via internet. Sendo assim, procurei informações no Registro.BR e vi que o domínio do movimento Gota D’Água é do ator Sérgio Passarela Marone, criado em 09/2011. Já o do Xingu Vivo foi criado em 09/2010 e está em nome de um tal Laboratório Brasileiro de Cultura Digital. O  do Humanos direitos pertence ao Instituto Humanitare e foi criado em 02/2011. Um ator paulista da Globo, algumas empresas (nenhuma delas ligada a região norte do país), um instituto sediado em São Paulo/SP ligado à ONU e outro ligado ao MinC. Curioso que nenhum destes nomes supracitados (com exceção do ator) são explicitados em nenhum dos sites/projetos em questão.

Vale ressaltar também uma outra curiosidade: esta não é a primeira vez que a Globo se posiciona de forma contrária a uma obra do PAC. Anos atrás (em 2007), o bispo dom Cappio iniciou uma greve de fome em sinal de protesto à referida obra e com grande repercussão pela Globo. A atitude de dom Cappio foi, inclusive, criticada pela própria igreja católica, mas a Globo deu todo apoio necessário. Outra curiosidade é que, mais uma vez, integrantes da igreja católica estão envolvidos em “protestos” desse tipo.

E tudo o que o Movimento Gota D’Água pede é “a sua assinatura”, em outras palavras: o seu voto. É óbvio que existem sérias restrições acerca da construção da usina de Belo Monte, existem formas de geração de energia limpa, renovável e hidrelétricas não é uma delas. Penso que uma entidade séria (que existe enquanto pessoa jurídica e não somente uma mera confusão de “coletivos”) poderia propor, de fato, um projeto de geração de energia renovável, alternativo à usina de Belo Monte, aí poder-se-ia conversar e debater de forma adulta e coerente e não apenas fazer barulho e manipular a opinião pública em favor de não-se-sabe-quem-ou-o-quê.

Sobre o vídeo, um “coletivo” de atores globais, com discurso pronto, incisivo, agressivo, indignados, porém, antes de tudo, são atores cumprindo um papel, bem no modelo novela-das-oito. Enquanto cidadão, me senti indignado, não pela questão da usina de Belo Monte, mas por ser coagido a aderir a um movimento por meio de frases como “Quem vai pagar?! Você vai pagar!”. Sim, pago, tenho pagado por muitos desmandos do governo, deste e dos outros, a sociedade brasileira vem pagando há décadas. Nem por isso sou consultado, nem pelo governo, nem pela Globo. E, de repente, a usina Belo Monte se tornou a grande vilã da vez? Sei…

Isso é claramente marketing viral de (baixo-)nível. Me lembra bem outro movimento: o Xô CPMF! Lembra dele? O site já não está mais no ar, mas o domínio pertence a um sujeito chamado Paulo Roberto Barreto Bornhausen, criado em 11/2010. Este sobrenome te lembra alguém? Ah, Jorge Bornhausen, do DEM, partido de oposição ao governo. Note que as ações são parecidas, a intenção é, de fato, sensibilizar a opinião pública, mas para um objetivo puramente político. A isso, dá-se o nome de manipulação, uma ferramenta bastante útil, posto que a sociedade brasileira é bastante manipulável.

Ações como estas não tem meu apoio. A usina de Belo Monte representa, sim, um agressão sócio-ambiental, todas as usinas representam e nunca “na história desse país” vi nem a Globo, nem os atores globais e nenhum movimento em prol da geração de energia limpa, solar ou eólica, que seja. Nunca vi estes se mobilizando pela demarcação de terras indígenas, pela reforma agrária, pela erradicação da pobreza e nem pela erradicação do trabalho escravo. Aliás, a contribuição da Globo na cultura e educação brasileira ao longo de quase toda existência dela é um verdadeiro desserviço à sociedade.

De todo modo, a opinião pública é manipulada porque é manipulável, os respectivos sites/projetos não oferecem mais informações porque ninguém lê e, por conseguinte, ninguém cobra. Os atores falam como se fosse de verdade porque tem quem os ouça. Vox populi vox Deo, paciência. Deixo aqui registrado meu protesto contra atitudes “globais” que considero ilícitas, marketing viral tem limite. Espero, quem sabe um dia, que a sociedade acorde e perceba que ser cidadão é muito mais que indignar-se via Facebook e assinar petições on line. Quando esse dia chegar, talvez, Globo e aliados percam sua “credibilidade”, amém.

Espaço do leitor:

Com o intuito de ampliar a discussão, colocarei aqui colaborações enviadas por leitores que contribuam com o assunto (atualizado periodicamente):

  1. Daniel
    18, novembro, 2011 em 03:48 | #1

    Fui lendo, lendo, lendo e desisti… não estão saindo do lugar. A Belo Monte está…
    Estive em Altamira na semana passada. Complicado viu. Tá tudo andando rápido. A cidade crescendo, os preços aumentando, aluguel com precinho de São Paulo, gringaiada passeando e sondando, um monte de puteiro sendo inaugurado, o tacacá mais caro do Brasil.

    Mas o povo tava feliz, tinha festa na rua, em frente a sede da Norte Energia, com Padre Zezínho (ou outro), Claudia Leite (que no fim faltou), entre outros artistas, pula-pula, a prefeita Odileida sorrindo. É o progresso chegando, naquele lugar abandonado! Nas reservas indígenas, a maioria dos povos esperando indenizações e se sentindo espertos pois vão ganhar mais dinheiro que foi prometido primeiramente! E assim vai, coisa linda de se ver.

    Agora, vamos ficar aqui discutindo se o vídeo que um bando de atores influentes da Globo e outras emissoras fizeram é positivo ou não? Queira ou não queira, foi a campanha mais funcional feita até agora sobre esse assunto. Patrocinados ou não por um rico qualquer, ou por um filho de rico, ou até mesmo feito em um estúdio de uma pessoa não tão rica assim, que possua uma 5d e dois spots de luz. O vídeo é bom pro povo. Fala com o povo e fala o que não é de conhecimento de todos.

    Olha quer saber, bora fazer alguma coisa todo mundo junto ao invés discutir detalhezinhos. Pra que bater cabeça se lutamos pelas mesmas coisas. estamos perdendo a guerra faz tempo. e pelo jeito vamos continuar perdendo. Que se explodam os políticos que patrocinaram ou não o vídeo, eles só existem por causa do sistema em que vivemos. Enquanto não sairmos da “tioria” o buraco só aumenta.

    Bem vinda Belo Monte, a Amazônia já é toda sua.

    abraços

  2. João Paulo
    18, novembro, 2011 em 01:45 | #2

    Quando vejo aquele monte de artista já é um ótimo motivo para eu não concordar – só por isto hein – por mais nobre que seja. É o mesmo tipo de coisa sempre que aparece algo novo ou digamos ameaçador à sociedade. Foi do mesmo jeito com a lei de desarmamento e com a doida da Regina Duarte que apareceu gritando na televisão que o Lula ia acabar com o Brasil. Mas desta vez é na internet que é muito mais rápida, e pega muita gente rapidamente com poucas palavras e de forma tendenciosa. Esta questão da Usina está sendo discutida há mais de 20 anos e agora é a hora do “ou vai ou racha” pois este país não vai crescer sem energia e teremos o mesmo problema de 2001 novamente, se esta alternativa é de todo inviável, que seja apresentado um novo projeto com menores impactos imediatamente para que ninguém depois continue a reclamar que vive num país que não cresce por que falta infraestrutura.

  3. 18, novembro, 2011 em 01:08 | #3

    @Andrés
    não é isso, amigo, o autor entendeu que “de repente” a Globo é contra Belo Monte, quando até agora não era. rs
    Veja, eles cederam, sim… é isso que comprova esse post, não é sobre estar a favor ou contra BM, isso a galera que tá vendo isso aqui é pq já fez uma pesquisa, a gente tá ligado que Belo Monte é ruim. Mas outro ponto ruim é ser manipulado. Façam reportagem mostrando Belo Monte, esse é o papel da Globo. Fato é que eles, ao entenderem que Belo Monte não vai rolar, resolveram fazer uma campanha – assim se mostra de que lado está. Manipuladores? A Globo? Magina… tá contra Belo Monte desde o começo, até fazem campanha, dirão.

  4. laerte neto
    18, novembro, 2011 em 00:27 | #4

    não entendi muito bem, desde quando ator precisa ter uma vida de militancia social ou ambiental pra defender alguma coisa? acho que a construção que legitima os atores a falarem qualquer merda não é construida só por quem segue, mas por aqueles que acham que eles são seres especiais, que nunca podem ter posicionamentos contraditórios, hipocritas ou mal embasados iguais à todos os outros mortais.
    acho muita ingenuidade achar que só porque são atores devem se comportar como seres de moral impecável e opiniões infaliveis. se eles resolvem, em algum momento da vida, defender alguma coisa eles devem ter direito à voz, e mais importante que isso, devem ser contra-argumentados com base nas idéias, e não na vida artistica.
    afinal, não é porque é global que não pode ter consciencia social ou ambiental, né?

  5. C.
    18, novembro, 2011 em 00:04 | #5

    Adorei.
    A manipulação midiática é algo tão poderoso que me assusta. Não me recordo de já ter visto tantos atores globais se empenharem numa “campanha” assim, sem ter um objetivo bem real. Sempre que o fazem, pode apostar que há interesses econômicos bem fortes por trás, como no caso do Criança Esperança. Todos se lembram do desconto que a rede recebe no IR por causa das doações? É claro que aliar o bom ao agradável é a melhor coisa a se fazer. Se eu posso ajudar alguém ou o meio ambiente e ganhar muito com isso, por quê não?
    Não sei nem tenho como saber os motivos que levaram a essa adesão da Globo à causa, mas acho importantíssimo não utilizar apenas o vídeo para se posicionar quanto ao assunto. Acho que a questão da usina de Belo Monte deve ser discutida sim, mas de forma imparcial. Propagandas contra e a favor da usina serão feitas por ambos os lados (a oposição e o governo). O jeito é saber selecionar as informações para nao ser manipulado nem por um lado, nem por outro.

  6. Julia
    18, novembro, 2011 em 00:04 | #6

    Acredito que indiferente do fato de um movimento ter surgido do nada, junto com a preocupaçao social da grande parte das pessoas que apoiaram, ainda ha tempo de criarmos uma mentalidade critico nos jovens e nas proximas geraçoes. Esse caso de levante como outros varios, como o da USP, tendo validade ou nao, vai de opniao… o importante é irmos atras de um ideal e defende-lo, por mais que isso começe com LIKES no facebook. O primeiro passo é se levantar do sofá, e ir atras de qualquer bem maior.

  7. patrícia
    18, novembro, 2011 em 00:01 | #7

    Puxa! Assinei e divulguei e quero de coração que as pessoas que tiveram a iniciativa sejam muito sérias. Eu de fato me preocupo muito. Faço em casa o que posso. Não tem lixo nenhum p o lixeiro levar, não uso fralda descartável, modes, isopor, não como carne por causa das florestas e da violência, só uso sabão de óleo etc. Abro mão de tudo fácil se for para não destruir as florestas. Faço por mim, pelos meus filhos, pelas crianças. Não tenho outro interesse senão a preservação. Tô contente que está acontecendo uma mobilização deste tamanho. Espero que todo mundo assine e que funcione. Não vou entrar nessa onda de desconfiança até pq, apesar de ser um consenso que a construção da usina vai ser uma m…, é o primeiro movimento que eu vejo contra. Obrigada e saiba que eu te amo muito. Fique com Deus, em paz!

  8. Carolina
    17, novembro, 2011 em 23:04 | #8

    Onde voce leu que eles sao uma ONG?@Marcelo Muraro

  9. nair
    17, novembro, 2011 em 23:02 | #9

    @Andrés
    Acho inocência acreditar que atores da Globo poderiam fazer uma campanha desse tipo se fosse contrária à ideologia da empresa.

  10. Andrés
    17, novembro, 2011 em 22:51 | #10

    Marcelo, entendo. Mas se vc não acredita no que é dito no vídeo queria saber porque, só isso.
    O que, que é dito no vídeo, vc acha que não é real? Eu acredito, mas posso deixar de acreditar, claro… Assim como eu achava que Belo Monte era uma bela hidrelétrica que não ia alagar, como a Eletrobras falava 3 anos atrás…

    Pode ter coisas por trás esse video? Pode. Não sei, sinceramente não sei. Não tenho como saber. Só o fato de atores disserem o que pensam e, dessa forma talvez conseguir parar a obra, não me diz que tenha outra coisa por trás.
    Mas pode ser, claro.
    Se vem o Serra e diz que é contra Belo Monte, mesmo não concordando com ele em um monte de coisas e tendo eu apoiado o Lula, não vou deixar de estar contra a hidrelétrica.

    Se a Globo decidir mudar a sua opinião de repente (que, como disse, vem sendo a favor) e agora ficar contra, também não vou mudar minha opinião sobre Belo Monte por uma questão politica e luta de interesses.

    E o governo tem de se posicionar frente as críticas verdadeiras dos especialistas no assunto. Está olhando pra outro lado. Porque sabe como vc, e como eu, que está errado. Nunca na historia do Brasil aconteceu algo como o que aconteceu com a OEA, deles pedir explicaçãoes, etc. e o governo se ofender… o que é isso?? quem não deve, não teme.

    Vc disse que era contra a obra, mas o fato de tererem começado só so canteiros e vc dizer que pode ser pior parar ela agora, antes do desastre definitivo do alagamento, o deslocamento forçado das pessoas, o desastre ecologico mesmo acontecer… me faz pensar que não é tão contra assim, não como eu ao menos. Sério. Quero entender sua postura, de verdade. Não te convencer de nada. Talvez ali esteja então a questão e eu entenda melhor. Vc era contra a obra, mas agora vc acha que ela deve continuar, é isso? Senão, me explique porque seria pior parar ela agora, que apenas começou…
    Pra mim, nenhum progresso verdadeiro pode signifcar sacrificio da natureza. Só aquele entre aspas, que vc colocou. Mas e ai: pra vc é entre aspas mesmo esse progresso? Ou acha que tem que ser assim, que e inevitável? Me permita entender a sua postura, por favor…

    Sempre fui a favor do PT, mas aqui tem muita vida em jogo.
    Vc pode dizer… não teve outras vezes? Sim, mas vou deixar de apoiar agora porque é nesse momento que está se conseguindo atingir uma certa quantidade de pessoas que estão entendendo realmente o que isso significa?

    Tomara, sério, as pessoas estivessem olhando e sabendo tudo o que vc fala. Infelizmente não. Se assim fosse, não teria saido do papel mesmo.

    Sabe que acontece, Marcelo, eu acho que está ficando pra trás uma forma de fazer política. As pessoas estamos começando agir, no mundo todo. E isso vai muito além do Belo Monte. Se o “lucro” politico disso, neste caso particular, vai ser aproveitado pela Globo ou pelos políticos, partidos, governo, etc. ai é com eles.
    Mensalão tem em todos lados, em todos os governos, a politica é suja mesmo, em todos os partidos.

    Mas pra mim, eu, Andrezinho aqui, cheguei no meu limite, na minha gota d’água mesmo. Vejo os indios morrerem, os extatores de castanhas sendo assassinados por defender a Amazonia, etc e até aqui cheguei. Acha que sou inocente de não saber que isso acontece faz muito tempo? Claro que sei. Tomara a vontade, humanidade e consciência politica das pessoas diga também: até aqui cheguei. Sonhador? Pode ser. Mas não sou o unico.

    Se os politicos não querem perder essa briga, que fiquem do lado das pessoas.
    A Globo é uma merda. Se eles se posicionarem a favor, de repente, vai ser uma perda politica enorme pro governo, porque até agora estão juntos nessa.

    Mas eu estou meio cansado dessa peleja onde o que menos importa é a vida. E a gente fica assistindo e desconfiando das questões políticas obscuras que ficam por trás.
    Belo Monte? Não. O resto que eles se ajeitem entre eles.

    abraço!

  11. 17, novembro, 2011 em 22:40 | #11

    Até que enfim eu encontrei algum comentário minimamente questionador a respeito desse movimento. Estou com uma pulga atrás da orelha há dias, sou contra Belo Monte, mas me recusei a assinar a petição depois de fuçar pelos sites do movimento e dos outros citados. Percebi sim que são movimentos bem novos, sem expressividade anterior e o discurso me pareceu bem mais anti-governo do que anti-Belo Monte. Obrigada por trazer à tona a discussão.

  12. silenzii
    17, novembro, 2011 em 22:17 | #12

    As respostas as suas perguntas estão aqui:

    http://vejario.abril.com.br/especial/protesto-sergio-marone-646726.shtml

    http://www.facebook.com/pages/Projeto-Gota-D%C3%81gua/126497567449729

    O Brasil precisa de mais pessoas como Sergio Marone.

  13. Handyara Cormanich
    17, novembro, 2011 em 22:03 | #13

    Não percebi muito a presença de atores globais, pq não assisto à globo, mas entrei no site e vi poucas informações também.
    Até tentei assinar a tal petição, mas meu nome foi recusado como não sendo um nome válido. Não entendi, até agora. Meu nome pode ser diferente e até, estranho, mas é meu nome e é válido.
    Enviei um e-mail para eles, para saber qual é o critério de validação do nome de alguém e ninguém respondeu.
    Conclusão: não pode ser lá muito sério, mesmo.

  14. 17, novembro, 2011 em 21:45 | #14

    Achei teu texto bastante elucidativo, Calasan. Veja que o assunto é bem mais complexo do que qualquer propaganda poderia querer explicar. Morei durante uns anos em uma cidade do interior de Minas Gerais cuja fonte de renda principal é a mineração. Te asseguro que as condições da mesma são complicadíssimas, existe uma guerra ferrenha de interesses por parte das mineradoras e do poder público e a sociedade civil (como sempre) foi deixada de lado. A especulação imobiliária é absurda, o índice de violência aumenta muito pela sazonalidade das empreiteiras, a infra-estrutura da cidade não comporta o aumento da população a cada expansão das mineradoras. E para não dizer que nada foi feito, a Vale abriu uma expansão praticamente dentro da cidade (imagine mineiração há quatro quilômetros do centro?), ao lado de um condomínio de alto-padrão, aí a “sociedade” se mobilizou, com aquele discursos populista de que “os cidadãos querem qualidade de vida”, etc. E se fosse na parte pobre da cidade? Será que o engajamento dos cidadãos seria o mesmo?

    Mais uma vez, obrigado pela contribuição!

    abraço!

  15. 17, novembro, 2011 em 21:29 | #15

    Roy.

    Sugiro ler o último comentário postado por Calasan. A causa é real e perdura por anos.

    abraço!

  16. 17, novembro, 2011 em 21:28 | #16

    Carolina.

    Sim, para a existência de uma ONG (pessoa jurídica) é obrigatório por lei ter o CNPJ. Fico contente por esclarecer sua dúvida.

    Não tem de que.

    abraço!

  17. 17, novembro, 2011 em 21:24 | #17

    Andrés.

    Sou contrário à criação da hidrelétrica pela questão ambiental, que é muito agressiva, mas isso ocorre, com qq obra dessa envergadura (não importa se maior ou menor), não tem como ser diferente, o “progresso” exige esse sacrifício da natureza. E, a meu ver, parar a obra que está em andamento seria tão ruim quanto continuá-la. Ou seja, já é um caminho sem volta. Acho que gostar, a maioria não gosta.

    Agora, evite levar para o lado pessoal, não sou contra os atores, apenas acredito que esse movimento não tenha a sustentação de um movimento social (conforme é anunciado) e, aí vem o mote central do meu texto, as explicações do site são extremamente parcas e não me convenceram (a crítica está aí). Do contrário, até poderia ter assinado a petição mas não foi o caso. E a ligação deste “movimento” com outros deixa margem à discussão (e este é outro ponto).

    O objetivo do que escrevi é exclusivamente expor minha opinião acerca do ocorrido, apenas isso e não atacar ou tirar a legitimidade do movimento Gota D’Água. E tampouco desejo arrebanhar seguidores para a minha idéia. Não tem nada de emocional, é tão somente minha opinião.

    Se você é engajado, acredita no que é dito no vídeo e tem consciência do que defende, então não há muito que eu possa lhe dizer.

    Acho, sinceramente, que existe algo por trás deste movimento, uma vontade política que, por algum motivo, é contra o governo atual. E, nesse sentido, é possível que haja interesses relacionados à Globo. E não acredito que os atores tenham tanta autonomia para se posicionarem da forma como quiserem, haja vista que há pouco tempo a Globo proibiu até o uso de Twitter para seus funcionários. Então, a coisa não é tão simples como é apresentada. Quem dera se o fosse.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas. Agradeço pela sua preocupação e fico à disposição, convidando-o a ler meus outros textos, se te interessar, ok?

    Grande abraço!

  18. Roy
    17, novembro, 2011 em 21:11 | #18

    Tenho que concordar com o Andrés.

    E só tenho uma coisa a dizer: é bom ser desconfiado, mas não desconfiado demais a ponto de não discernir o que é real ou não.

    OU SEJA: A causa é real e o que me parece é que, finalmente, a “elite” vem dar voz à uma nobre causa até então por conta somente de “naturebas e ambientalistas” e etc. Belo Monte será pior do que todos os outros estragos já feitos com nosso país e é muito importante o que estão fazendo.

  19. Daniel
    17, novembro, 2011 em 20:50 | #19

    Marcelo,

    Concordo com você, em que nada neste país é feito de graça e sem segundas intenções. Na verdade não apenas este movimento, mas muitos outros, conforme seu texto, vem sendo levados de maneira obscura por toda a mídia, seus patrocinadores e fundadores. A midia ja sabemos, porque esta mesma depende de concessão pra poder veicular seus conteúdos, e pra isso possuem “um pé amarrado” na politica e no poder.

    Mas mesmo que seja de “um pé só” (o restante), e com interesses obscuros, eu, em particular, venho acompanhando o problema de Belo Monte há algum tempo e louvo que mesmo que seja com “um pé só”, este assunto tem que ser levantado pras massas. Até mesmo atores e personalidades, a citar um exemplo, Arnold Schwarzenegger, entre outros estrangeiros, incluindo redes de televisão, já se manifestaram contra este projeto. Não vou me aprofundar neste tema nem nos seus interesses obscuros.

    É um viral poderoso. Admito que me senti dividido ao ver que a Globo estava “patrocinando”, colocando a cara de atores jovens e respeitados pelo público. Mas aderi ao movimento mesmo sabendo que isso pode, ou não, dar em algo concreto, e compartilhei no meu facebook.

    Sou contra a execução deste projeto, caríssimo financeiramente e ambientalmente, com baixo retorno em benefício pelo alto investimento. Nada do que foi falado no video foi novidade. Mas foi a maneira mais eficaz de atingir e mover o público brasileiro.

    Obrigado pelo seu post, ele serve para alertar a todos, para que não caiamos nos extremismos e na urgência que a mídia poderosa nos incute, visando atender seus interesses como massa de manobra politica na disputa pelo poder.

    Abraço!

  20. Carolina
    17, novembro, 2011 em 20:32 | #20

    Como assim? Agora para se tomar alguma iniciativa tem que ter CNPJ? Puxa dessa eu nao sabia.

    Obrigada por compartilhar o video!

  21. Andrés
    17, novembro, 2011 em 20:32 | #21

    forgo= fogo ;)

  22. 17, novembro, 2011 em 20:30 | #22

    Murano, tem um texto que escrevi… há anos o EIA tá disponível… há anos os indígenas estão protestando e o gotad’água chegou agora com esse ar de oportunismo. Se parar a obra, vê-se o que faz, se não: http://tabnarede.wordpress.com/2011/09/07/desculpando-belo-monte/

  23. Andrés
    17, novembro, 2011 em 20:30 | #23

    Concordo, Marcelo, que o importante é ter opinião. Mas eu fiz uma serie de perguntas pra vc, pra fazer crescer a conversa. E mudar de opinião se for preciso. Mas vc não respondeu nenhuma delas. Não quero brigar, nada disso, beeem longe disso. Só queria entender se vc se revoltou contra algo pela “forma”, ou pelo conteúdo.

    Como vc faz muitas afirmações, acho legal sustentar elas de alguma forma, ou dizer que é um sentimento, sem dados factuais, sei lá. Como seu texto é forte e relaciona coisas que eu não concordo e digo porque (o fato de relacionar a Globo como empresa com os atores, a principio, não tem fundamento, pelo que expôs: um está a favor, e o resto, contra) gostaria que vc se explicasse.

    Se não tiver vontade, não o faça, mas eu não sou do tipo que não mudo minha opinião. E queria fazer crescer a conversa. E entender se seu texto foi algo mais emocional, do momento, pelo que seja (não gosta desses atores… não sei). Ou se realmente vc tem algum dado que sustente o que é dito no seu texto.

    Eu não digo que o video não tem nada por trás. Nada me indica isso, mas não coloco as mãos no forgo não. Só digo que sou contra Belo Monte e que vejo nesse video e na campanha uma força extra indispensável, pelo fato de serem pessoas conhecidas. E que serve para colocar em pauta um assunto pro qual as pessoas no Brasil, na sua maioria, não tem nem idéia do que é! Poucas pessoas sabem que hidrelétrica não é energia limpa, por exemplo. Vc diz o contrário, mas não sei baseado em que. Veo tanto repetir isso ao meu redor… Muitas pessoas acreditam que tem coisas mais importantes que pensar nisso.

    E não que eu não possa mudar. Mas nada, até agora, me faz pensar que o Sergio Marone tem algum interesse oculto. E vou te falar… se tivesse, alguém teria que me demonstrar que esse interesse é pior que a construção do Belo Monte. Porque essa hidrelétrica é tamaaaanho desastre, que só o fato de aparecerem 1 milhão de assinaturas contra, que ajudem a pará-la, já fico feliz.

    A campanha chamou a atenção e, como ajuda para a não construção, a principio vejo ela com (muitos) bons olhos (ou seja, tenho só dois, mas vcs entendem rs).

    Eu coloquei varias coisas na minha ultima mensagem. Eu gostaria, de verdade, que vc falasse a respeito, para entender a tua posição. Porque juro (a luz do que eu falei contestando) que não entendi até agora, sendo vc contra também à construção do Belo Monte. Tem alguma acão que possa ser mais efetiva a tomar nesse momento do que pessoas conhecidas falando o que é falado no vídeo, que compitam com a força da mídia que está a favor?

    E pergunto de novo: o que é que é falado no vídeo (e que vc me disse pra eu não me iludir), porque não seria assim mesmo?
    Valeu

    Abraço!

  24. Edna
    17, novembro, 2011 em 20:18 | #24

    Humanos direitos foram criados quando? Em 2011?
    Me explique isso direito, porque há três anos atras apresentei essa ong em minha sala de universidade em um trabalho a qual o tema era “Ong representadas à pessoas públicas”, um outro colega apresentou o movimento “Amazonia para sempre”.

    Em julho a Diretora da Ong fez um video defendendo o Rio Amazonas! Não é derrepente que eles estão aí não.

    De verdade, eu não entendo a fundo a sua posição no texto. Mas, respeito sua opinião.

    O Video é muito bem produzido sim, afinal o original é exemplar e sensacional!

  25. ALINE
    17, novembro, 2011 em 19:49 | #25

    Concordo com TUDO que o Andrés disse.
    Acredito sim que a campanha só tomou as proporções que tomou pq foi feita por “globais”. Não a apóio por isso, mas sim por ser um ato a favor da paralisação das obras da usina.
    Eu já havia lido sobre o assunto, mas assistir ao vídeo me fez querer saber mais e mais sobre o assunto (ANTES de assinar), e com toda certeza do mundo eu apóio o Movimento Gota D’Agua. Não me importa se é um famoso ou não que está por trás, o que importa é fazer algo pra impedir que esse desastre ambiental (sim, na minha opinião será um desastre ambiental) aconteça.

    E só pra constar, no vídeo eles citam sim a importância da criação de novas fontes de energia e dão exemplos (como eólica, solar)… Vc diz que ao invés de criticar devem ” propor, de fato, um projeto de geração de energia renovável”. Mas como atores que são acredito que não tenham como construir um projeto sólido, não é? O primeiro passo é parar as obras, dar visibilidade para o assunto, fazer com que a população tenha voz.
    Aí sim o governo será obrigado a construir novos projetos, ter novas idéias.

    Me senti ofendida por VOCÊ, e não pelo vídeo. Não estou sendo manipulada em favor de “não-sei-quem-nem-o-que”. Apenas foi motivada a ler e ler sobre o assunto, estudar e estudar, e tomar a MINHA decisão. Não sou “mais uma ignorante” apoiando qualquer coisa que artistas dizem. Aliás, nem no Brasil eu moro, nem Globo eu assisto. Mas amo meu país, sou a favor do BRASIL e do que é melhor pro povo brasileiro.

    Se vc é contra Belo Monte sugiro que assine o movimento, “proponha, de fato, um projeto de geração de energia renovável” ou não faça nada. Mas por favor, não critique algo que está certo (pelo bem do país, dos índios, da natureza, do dinheiro público que será gasto para ser “usado” 4 meses/ano) simplesmeste pq foram atores globais que criaram o movimento.

    Abraços, Aline

  26. 17, novembro, 2011 em 19:36 | #26

    Edna.

    Não acho que os globais sejam coitados. O vídeo é muito bem produzido, a campanha toda em si. E essa produção toda não vem de graça, tem algo aí que não sabemos ao certo o que é. Vamos procurando, uma hora a verdade aparece.

    abraço!

  27. 17, novembro, 2011 em 19:32 | #27

    Adolfo.

    Não sei se meu texto chega a mostrar um outro lado. Acho que é mais um questionamento sobre causa e efeito, questionando mais a “pré-causa” que a causa. O que está por trás deste movimento, enfim. Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  28. 17, novembro, 2011 em 19:15 | #28

    André.

    O importante é ter opinião, sendo contra ou a favor, não importa, até porque isso estimula a reflexão, que é o que interessa.

    abraço!

  29. Edna
    17, novembro, 2011 em 18:32 | #29

    Ja teve um outro movimento que teve atores globais.

    “Amazonia para sempre”
    Quem criou? Cristiane Torloni e ….

    Coitado dos atores “Globais” que se eles realmente tem algumas informações realistas e não “noveleiras”, e se manifestarem de vontade própria e casuista, as pessoas sempre vão desconfiar que o que eles falam é apenas manipulador.

    Enfim, Sergio Marone teve uma iniciativa na qual a Cristiane teve em outro assunto, mas os videos defendendo suas causas foram totalmente diferente.

    E fica a prova de qual é o tamanho do impacto que os atores causam na população.
    O primeiro projeto demorou meses pra conseguir um milhão de assinaturas.
    Ja o atual, não deve passar de uma semana!!

    Mas nãe é a primeira vez que eles se manifestam a uma causa ambiental!

  30. Adolfo
    17, novembro, 2011 em 18:19 | #30

    Li o texto. Bacana! Realmente é sempre bom poder enxergar o outro lado. Ontem, antes de participar do movimento contra um problema existente e conhecido por grande parte da população do país, tb procurei saber quem eram os ativistas sociais. Notei que é um movimento que pratica, também, a culture-jamming no Brasil, um tipo de mídia radical alternativa, muito pouco conhecida no Brasil, para revelar à sociedade aquilo que grupos dominantes (incluem-se propagandistas) omitem em favor de interesses políticos. E valem-se da arte moderna, paródia e sátiras para deturpar a mensagem imposta por ditos “líderes”.

    Não importa se a ação de guerrilha é encabeçada por atores da Globo, de Hollywood ou por anônimos. Devemos, sim, conhecer a intenções de um movimento para o bem social, como o Caso Belo Monte.

    Meses atrás, bombou repentinamente no Facebook o caso “Gente Diferenciada”, movido por um anônimo. A princípio, era um simples deboche à oposição dos moradores do bairro paulistano de Higienópolis à construção de uma estação de metrô. A sociedade (digital) levou a sério a brincadeira e repudiou o comportamento da burguesia paulistana. Ninguém questionou quem era o ativista, se estava à frente de outras manifestações sociais e criticou usuários por quererem participar de uma “brincadeira” no Face, que garantiu a permanência da estação em um local que facilitaria o transporte público daquela região, prevalecendo a força de expressão da sociedade civil.

  31. Andrés
    17, novembro, 2011 em 18:12 | #31

    Marcelo, vc pergunta “por que essa…”

    Acredito que nenhuma tenha chegado tão longe em todo sentido: em gasto de dinheiro, de ferrar o meio ambiente (alguma já alagou 600km2 da maior floresta do mundo?). E também, sabe?, eu acho que chega em um momento de consciência mundial a respeito de um monte de coisas, não só de hidrelétricas e o que elas fazem ao meio ambiente.

    Mas, mesmo assim, ainda bem que chegou um pouco de consciência! Eu vejo desse jeito. Eu mesmo, 3 anos atrás, achava que Belo Monte era um lindo projeto, acreditando nas mentiras da Eletrobras. Agora mudei… não posso? Vc desconfiaria de mim porque agora mudei de opinião, quando consegui me informar melhor?

    Tomara, tomara mesmo fosse como vc diz, que tudo mundo concorda que as hidrelétricas são ruins, etc. Tomara assim fosse! O povo repete o que a mídia diz, e acha que a energia gerada por Belo Monte é pra gente, que precisa de energia. Tenho ouvido muito dizer que está bem, que precisamos dela, etc. Sabe em boa parte por que? Pelos especiais da Globo, que mostraram o quanto de crescimento pra região ia trazer, e como as pessoas estão contentes, e como precisamos dessa energia, etc etc .

    Na verdade, aqui estamos precisando discutir que modelo de Brasil queremos, que modelo de matriz energética, e pra que. Decidir, pensar, e não só engolir. Levantar o debate. Com certeza esse vídeo vai provocar isso, sobretudo pra grande masa de pessoas que continua adormecida.

    Esse vídeo tem trazido com certeza, como o Luiz diz acima, o fato a tona. Porque as pessoas estão/estavam pouco se lixando pra Belo Monte e as consequências dela.

    E juro, sério, que tento entender a tua posição. Porque se vc fosse a favor, entenderia. Mas sendo contra, também, como pode chamar de “causa deles”. Eles quem? Vc não é contra essa construção também?

    O que seria que não é verdadeiro ali? É uma sensação sua, ou tem algum dado que pode trazer aqui pro debate?

    Eu, pesoalmente, não tenho nada porque desconfiar de um protesto iniciado, sim, rapidamente e que é obvio que sendo atores conhecidos vai viralizar rápido. Não espero outra coisa. Se fosse um protesto pra apoiar a Globo, não concordaria. Mas sendo contra Belo Monte, e com os argumentos trazidos no vídeo, concordo.

    Que outra coisa por trás pode trazer esse vídeo, negativa, para o fato da não construção, que é algo que tanto eu quanto vc acredito que queremos?

    Sim, não vejo um grande movimento por trás ou muitas explicações, porque não são políticos organizando. Ai sim ia ter um manifesto enoooorme, cheio de justificativas, etc. E também não ia ter o resultado que essa campanha tem. São atores, só. Porque desconfiar deles? Porque trabalham na televisão? A própria Leticia Sabatella já teve problemas numa novela que trabalhava (segundo uma amiga me comentou), por ter se envolvido com questões sociais. E o fez do mesmo jeito.

    Acho que a campanha é efetiva. Se vc tiver alguma informação a respeito de obscuras intenções que podem levar essas pessoas a fazer esse vídeo, e que na verdade estariam tentando manipular a população para conseguir o contrário (que Belo Monte seja construida), ai sim gostaria de ler e entenderia melhor.

    Vc pede pra não me iludir. Com o que, de tudo que ali é falado, exatamente?

    Tem um especialista no assunto de energia que clareou bastante pra mim todo o que Belo Monte significa, não sei se vc conhece. Te passo aqui>>
    http://www.viomundo.com.br/entrevistas/bermann-a-energia-hidreletrica-nao-e-limpa-nem-barata.html

    abraço!

  32. 17, novembro, 2011 em 18:04 | #32

    Thiago.

    Sabemos, de antemão, que nada é simples e tudo (ou quase tudo) tem um porquê. Mas, para a sociedade civil chega sempre o superficial e, às vezes, é quase impossível investigar a verdade (nesse caso, inclusive). Por isso não engoli esse vídeo global.

    abraco!

  33. André Dotto
    17, novembro, 2011 em 18:01 | #33

    Muito interessante ambos os comentários a respeito do assunto. (André e Marcelo).
    Agora, o que podemos ver, devido a tamanha repercussão, é que muitos realmente se interessam pela causa e gostariam de ver ao final todo esforço, que de alguma forma, não fora em vão.
    Sobretudo, o que há de discussão, uma coisa nos beneficia: Lembramos que fazemos parte de um todo, e que a nossa geração têm sim o poder de mudar o que parece impossível, sabendo que uns compactuam com a idéia dos artistas, da globo, dos jornais, das revistas, etc.
    Posso afirmar, independente do veículo qual se propagou a idéia de parar a construção, a opinião de todos é uma só:
    “VAMOS PARAR COM ESSA CONSTRUÇÃO! “QUEREMOS SER CAPAZES DE MUDAR O PAÍS EM QUE VIVEMOS, PARA MELHOR”. Eu vou me juntar a essa corrente! Feliz é a Geração que deu início a um grande movimento, a favor do Brasil, da consciência ecológica e social!

  34. 17, novembro, 2011 em 17:54 | #34

    Obrigado, Edoardo.

    Infelizmente, o distanciamento entre a sociedade civil e a esfera política é cultural no Brasil e dá a impressão de que políticos fazem tudo “às escondidas”. Não é bem assim. E o fato dos atores mostrarem as caras não quer dizer muita coisa, já que não sabemos o que os motivou a aderir/criar esse movimento. E seguimos ansiosos por respostas.

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  35. 17, novembro, 2011 em 17:50 | #35

    Interessante essa informação que você aponta, Calasan.

    Não sabemos quais os motivos dos prós e dos contras e isso nos inquieta e nos faz querer respostas. De todo modo, apimentar o caldo sempre faz bem. Obrigado pelo teu comentário, que bom que gostou.

    abraço!

  36. 17, novembro, 2011 em 17:48 | #36

    Natália.

    A reflexão é boa, desde que seja feita. Mas o problema que vejo são as pessoas aderindo sem refletir e foi isso que chamou minha atenção acerca do assunto. Mas fico contente que o texto tenha te agradado.

    abraço!

  37. 17, novembro, 2011 em 17:46 | #37

    Eu que agradeço pelo seu comentário, Eduardo!

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  38. 17, novembro, 2011 em 17:41 | #38

    Andrés.
    Eu questiono a forma como esse “protesto” está sendo feito. Afirmar que a usina de Belo Monte é prejudicial à humanidade e ao meio-ambiente é como “chutar cachorro morto”, todo mundo concorda, mas a questão não é essa. Hidrelétricas são ruins, todas! Todas causaram danos ao meio-ambiente e nem por isso houve protesto. Porque essa?
    Não é confiar ou desconfiar, mas procurar entender o porquê desse “movimento” que, a meu ver, de movimento não tem nada e sim apenas movimentar a opinião pública em favor da causa deles. E não se iluda, nem tudo ali é real.
    abraco!

  39. Thiago
    17, novembro, 2011 em 17:26 | #39

    Quando passamos por grandes apagões, como ocorreu no ano de 2001, o Brasil foi duramente criticado. Quando se discuti a criação da terceira Usina em Angra, a tal Angra III, em épocas de Fukushima, o Brasil é duramente criticado. O Brasil prevê um gasto de 27 Bilhões para a copa, que durará 27 dias, ou seja, 1 Bilhão por dia. E mais 11 Bilhões com as olimpíadas e para olimpiadas que tb deve durar cerca de 30 dias. Estão se discutindo que verbas de campanha eleitoral sejam financiadas pelo Governo, Discutindo a volta da CPMF e esse movimento contrário a uma necessidade real do Brasil? Será que esses atores globais desligam o Ar condicionado entre 18 e 21 hr, para evitar a construção de belo monte? Será que eles sabem o custo da implementação de uma usina Eólica com a mesma capacidade de Belo Monte, ou pio de uma solar com essa capacidade? É o velho ditado, 28bilhoes é muito se for aplicado num estádio de futebol, mas é pouco quanto INVESTIDO em energia!!!!!

  40. Edu
    17, novembro, 2011 em 17:24 | #40

    Parabéns pelo bom texto e pela reflexão oportuna, Marcelo. Toca num ponto sério a respeito das nossas responsabilidades frente à democratização de opiniões e informações na rede mundial. Nunca conhecemos nada parecido. E sobram pela rede textos mal escritos trazendo cafajestemente as assinaturas de escritores e jornalistas de renome. Fora a enxurrada de grosserias que nos acostumamos a ver nos comentários a textos publicados. Será um longo caminho até aprendermos que liberdade não é esculhambação.
    Mas essa causa pelo Xingu não é menos séria. E, mal e mal, o sutiã da Maitê Proença trouxe a ela (à causa) muito mais atenção que qualquer outra manifestação mais oportuna.
    Psicologia brasileira, talvez. Vá entender.
    O caso é que as pessoas naquele vídeo são figuras públicas que se uniram para manifestar uma opinião mostrando os próprios rostos e registrando suas próprias vozes. Muito diferente dos bastidores do governo em que decisões são tomadas à revelia das populações que serão afetadas, contrariando nossa Constituição e obedecendo a interesses igualmente escusos.
    Belo Monte, em tudo, é um episódio muito triste da nossa História.
    E não é tão de repente assim que gente ligada ao meio artístico vem se articulando por causas que protejam nossas florestas e seus povos. Se resolveram se mobilizar com mais ênfase agora, é porque quanto mais nos debruçamos sobre o assunto, mais Belo Monte vai se mostrando um enorme holocausto absurdo da diversidade cultural e natural do nosso país.

  41. 17, novembro, 2011 em 17:24 | #41

    @Calasan
    ah, e parabéns pelo texto!!

  42. 17, novembro, 2011 em 17:19 | #42

    Boa Marcelo, tb achei bem tosco esse viral
    cabe observar na questão da oposição da Igreja à Usina, que a povoação da região de Altamira se deu pela Prelazia do Xingu, que recebe verba diretamente do Vaticano e muy bondosamente cede parte de suas terras para moradores de baixa renda de Altamira. Pois bem, o lago da represa alagará tais terras, acabando com a principal ação social, certamente prejudicando o repasse da fonte.

  43. 17, novembro, 2011 em 17:06 | #43

    Obrigado, Marcos.

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  44. Natália
    17, novembro, 2011 em 16:59 | #44

    Marcelo,

    Gostei do seu texto, achei muito bem escrito e suas ideias de fato fazem sentido. Mas você não acha que, independente do “jeito global de ser” essa é uma boa reflexão contra a construção da Usina de Belo Monte? Afinal muita gente nem estava a par disso e agora está. E de fato essa construção é prejudicial.
    O Marketing viral, como voce disse, pode resultar em um efeito negativo ou positivo. E o positivo nesse caso é a consciencia sobre um problema sério e de interesse de toda a população brasileira. Ao menos quem não sabia pelo menos tomou conhecimento disso.

  45. Eduardo Prado de Oliveira
    17, novembro, 2011 em 16:36 | #45

    Gostaria de te dar os parabéns !!
    É muito fácil sair assinando petições por aí, depois de ver um filminho emocionante, mas sem argumentos técnicos. Eu sou a favor de Belo Monte em princípio, mas mais porque confio nos estudos “que devem ter sido feitos” do que por ser conhecedor profundo do assunto.
    Mas acima disso, contra ou a favor, achei muito bom você ter escrito que as pessoas não se perguntam o básico antes de ir aderindo à onda !!
    Muito obrigado por ter postado o que minha preguiça não deixou postar.

  46. Luiz
    17, novembro, 2011 em 15:11 | #46

    Entendo a sua indignação, mas se a causa é ou não justa, cabe a quem assistiu o vídeo se inteirar das coisas. Ser cidadão tb é ter a capacidade de poder escolher os melhores caminhos para o seu próprio pensamento a cerca das coisas q estão sendo decididas em seu país. Manipulado ou não, o vídeo foi uma visão unilateral sobre o assunto, o seu texto tem outra visão assim como muitos outros q já devem ter se espalhado por aí. Fato é q finalmente muita gente soube sobre a construção da Belo Monte, um problema q o Brasil enfrentaria sem muitas discussões. Quem sabe esse vídeo tenha dado um start para muitas pessoas buscarem um conhecimento sobre o assunto, discutirem e tirarem as próprias conclusões? Eu sou contra essa construção e acho q o uso da mídia pra fazer campanha contrária tá mais do q correto. Assim como alguns partidos tb a usam para fazer campanhas a favor. A opinião pública precisa de visões contrárias e as mídias estão aí pra alcançar o maior número de pessoas.

  47. 17, novembro, 2011 em 14:49 | #47

    Interessante seu texto. Um colega me passou pois estranhei esse vídeos assim que o ví há pouco. Compactuo com a tua opinião.

  48. Andrés
    17, novembro, 2011 em 14:29 | #48

    Pessoal, tenho estudado muito o assunto do Belo Monte, mesmo. E entendo que algumas pessoas possam ficar com receio porque estamos acostumados a ser enganadaos pela mídia. Mas precisamos deixar de desconfiar de tudo porque a gente acaba fazendo o jogo contrário do que quer. Se vc, que escreve, está contra Belo Monte, porque começa desconfiar se os argumentos apresentados no vídeo são REAIS? Só porque os atores são da Globo? Ser ator da Globo é SER a Globo? (???) Desde quando trabalhar em um lugar te faz automaticamente concordar em tudo com o teu chefe? Tem algo a dizer contra os argumentos apresentados?

    Está muito mas muito claro que a Globo APOIA Belo Monte. De fato, a Globo fez uma série de especiais muito desinformadores e apoiando a obra faz pouco tempo (porque vc não cita isso, se foi de público conhecimento??)

    O Sérgio Marone e uma série de atores conhecidos, sem receber nada, estão fazendo essa campanha pelo fato de ser brasileiros, e VER o que o governo, a Globo e outras mídias e pessoas estão querendo fazer com o Brasil só pelo dinheiro. É uma grande vergonha, um fraude, etc. Infelizmente, tem gente que prefere desconfiar. Mas dizer que a Globo está contra Belo Monte é, no mínimo, uma grandíssima inocência. Maior ainda pra uma pessoa que parece informada.

    Marketing viral em si mesmo não é bom nem ruim, depende do que faz com ele, né? Manipular? O vídeo está dando informação verdadeira a respeito desse projeto, numa linguagem que todo mundo possa entender, justamente para poder fazer frente à Mídia (ESPECIALMENTE A GLOBO) que fica mentindo e manipulando.

    O que vc, Marcelo Muraro, está fazendo por Belo Monte, já que também é contra? Só criticar os outros?

    Manipulação, Marcelo, me desculpe, mas é o que eu sinto quando leio esse texto, que mistura as coisas e diz que, pelo fato de alguns atores trabalharem na Globo, defendem a posição da Globo, que é CLARAMENTE a favor de Belo Monte, ao menos por enquanto. Quando a opinião publica estiver entendendo realmente o que acontece com esse projeto, a mídia vai ter de mudar também. E estamos perto de que parte da opinião pública se interesse e saia da manipulação da mídia e do governo, felizmente.

    O importante, agora, é parar a obra. Depois poderemos discutir alternativas, que é o que video justamente propõe: parar o desastre pra poder discutir e não ter de engolir esse gasto absurdo e sem discutir nada.

    É facil falar o que os outros deveriam fazer… mas o Brasil pede movimento e pessoas que façam mais do que critiquem o que os outros fazem.

    Ninguém precisa concordar com esse movimento, mas já que é contra Belo Monte, proponho que faça alguma coisa também. Por vc, pelo Brasil. Abraço

  49. 17, novembro, 2011 em 14:15 | #49

    Obrigado por comentar, Raphael.

    Infelizmente, o uso deste tipo de ferramenta tem crescido e a maioria acaba caindo nessa.

    abraço!

  50. Expec
    17, novembro, 2011 em 14:08 | #50

    Parabéns, até que enfim alguem com uma opinião semelhante a minha :)
    E o que mais me deixa puto, é a população pagando de pseudo ambientalista na internet por causa de uma merda de um vídeo manipulado por nossos “coleguinhas”

Página de comentários
1 2 3 171
  1. 17, novembro, 2011 em 17:40 | #1
  2. 17, novembro, 2011 em 17:41 | #2
  3. 18, novembro, 2011 em 02:46 | #3
  4. 18, novembro, 2011 em 17:30 | #4
  5. 18, novembro, 2011 em 23:24 | #5