Marketing viral, a gente vê por aqui

“Um mundo melhor, mais consciente e solidário”. De fato é a “Gota D’Água”!

Movimento Gota D'Água. Imagem: divulgação Logo do movimento Gota D’Água. Imagem: divulgaçãoMarketing viral na internet é uma atividade em constante ascensão e, grosso-modo, qualquer coisa pode ser propagada resultando algum efeito, positivo ou negativo. É, sem dúvida, um fenômeno a ser abordado. Mas, a meu ver, o maior problema do marketing viral é quando ele é usado de má fé ou para fins ilícitos como, por exemplo, publicidade gratuita, ou ainda para fins de manipulação da opinião pública, sendo este último o motivo de maior demanda usado pela grande mídia.

Me refiro a este “Movimento Gota D’Água“, uma “entidade” que, da noite para o dia, aflorou na rede  e arrebanhou praticamente 100% do público usuário de redes sociais. E não é para menos, o assunto é polêmico: a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Não quero me aprofundar no mote da campanha, mas usinas hidrelétricas são uma forma agressiva de se produzir energia elétrica, causam impacto ambiental, geram consequências irreversíveis ao meio-ambiente e, no caso de Belo Monte, um impacto social. Acredito que isso seja consenso e, de todo modo, não estou muito a par desta obra dentro do cronograma do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal (do PT) e essa me parece ser a questão maior: o PT.

De repente, a criação de uma usina hidrelétrica é um problema ambiental/social. De repente, há uma “mobilização nacional” em favor de uma região do país (o Estado do Pará) que, normalmente, é esquecida pela opinião pública. De repente, uma representante da grande mídia resolve “vestir a camisa” e sair em defesa de um movimento que até antes de ontem não existia. Tudo muito “de repente” para o meu gosto.

Ao acessar o site do Movimento, na página Quem Somos (única página informativa do site), apenas quatro pequenos parágrafos bem pouco esclarecedores afirmam que a “missão da Gota D’Água é comover a população para causas socioambientais utilizando as ferramentas da comunicação em multiplataforma” e que o movimento “surgiu da necessidade de transformar indignação em ação” e com o objetivo de “usar estas inovações para seduzir e mobilizar a sociedade para causas socioambientais”, ou seja, um movimento criado exclusivamente para fazer marketing viral, com grande infra-estrutura, apoio de diversos atores globais (globais da Globo, por sinal). Tudo muito “de repente”.

Infelizmente, o site não dispõe de mais informações acerca deste “projeto”, diz que o mesmo “apoia soluções inteligentes, responsáveis, conscientes e motivadas pelo bem comum” e ainda “é uma ponte entre o corpo técnico das organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas”, que o “braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: ‘Movimento Xingu Vivo Para Sempre‘ e o ‘Movimento Humanos Direitos‘”. Esse último, aliás, cujo nome foi cunhado em 1999/2000 (se não me engano) por Paulo Maluf, durante um chat no UOL, com a famosa frase: “direitos humanos são para os humanos direitos”.

Mas, voltando ao assunto, o que são estes três movimentos? São ONG’s? Financiadas por quem? Coletivo de ações e movimentos sociais? A partir de quem? Existe algum registro de Pessoa Jurídica? Quem está por trás disso? Notei que, em nenhum dos sites, há qualquer referência a trabalhos existentes e notoriamente conhecidos como defensores dos direitos humanos, como, por exemplo, a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos ou mesmo a Avaaz.

Pelo visto, estes são movimentos calcados basicamente na divulgação via internet. Sendo assim, procurei informações no Registro.BR e vi que o domínio do movimento Gota D’Água é do ator Sérgio Passarela Marone, criado em 09/2011. Já o do Xingu Vivo foi criado em 09/2010 e está em nome de um tal Laboratório Brasileiro de Cultura Digital. O  do Humanos direitos pertence ao Instituto Humanitare e foi criado em 02/2011. Um ator paulista da Globo, algumas empresas (nenhuma delas ligada a região norte do país), um instituto sediado em São Paulo/SP ligado à ONU e outro ligado ao MinC. Curioso que nenhum destes nomes supracitados (com exceção do ator) são explicitados em nenhum dos sites/projetos em questão.

Vale ressaltar também uma outra curiosidade: esta não é a primeira vez que a Globo se posiciona de forma contrária a uma obra do PAC. Anos atrás (em 2007), o bispo dom Cappio iniciou uma greve de fome em sinal de protesto à referida obra e com grande repercussão pela Globo. A atitude de dom Cappio foi, inclusive, criticada pela própria igreja católica, mas a Globo deu todo apoio necessário. Outra curiosidade é que, mais uma vez, integrantes da igreja católica estão envolvidos em “protestos” desse tipo.

E tudo o que o Movimento Gota D’Água pede é “a sua assinatura”, em outras palavras: o seu voto. É óbvio que existem sérias restrições acerca da construção da usina de Belo Monte, existem formas de geração de energia limpa, renovável e hidrelétricas não é uma delas. Penso que uma entidade séria (que existe enquanto pessoa jurídica e não somente uma mera confusão de “coletivos”) poderia propor, de fato, um projeto de geração de energia renovável, alternativo à usina de Belo Monte, aí poder-se-ia conversar e debater de forma adulta e coerente e não apenas fazer barulho e manipular a opinião pública em favor de não-se-sabe-quem-ou-o-quê.

Sobre o vídeo, um “coletivo” de atores globais, com discurso pronto, incisivo, agressivo, indignados, porém, antes de tudo, são atores cumprindo um papel, bem no modelo novela-das-oito. Enquanto cidadão, me senti indignado, não pela questão da usina de Belo Monte, mas por ser coagido a aderir a um movimento por meio de frases como “Quem vai pagar?! Você vai pagar!”. Sim, pago, tenho pagado por muitos desmandos do governo, deste e dos outros, a sociedade brasileira vem pagando há décadas. Nem por isso sou consultado, nem pelo governo, nem pela Globo. E, de repente, a usina Belo Monte se tornou a grande vilã da vez? Sei…

Isso é claramente marketing viral de (baixo-)nível. Me lembra bem outro movimento: o Xô CPMF! Lembra dele? O site já não está mais no ar, mas o domínio pertence a um sujeito chamado Paulo Roberto Barreto Bornhausen, criado em 11/2010. Este sobrenome te lembra alguém? Ah, Jorge Bornhausen, do DEM, partido de oposição ao governo. Note que as ações são parecidas, a intenção é, de fato, sensibilizar a opinião pública, mas para um objetivo puramente político. A isso, dá-se o nome de manipulação, uma ferramenta bastante útil, posto que a sociedade brasileira é bastante manipulável.

Ações como estas não tem meu apoio. A usina de Belo Monte representa, sim, um agressão sócio-ambiental, todas as usinas representam e nunca “na história desse país” vi nem a Globo, nem os atores globais e nenhum movimento em prol da geração de energia limpa, solar ou eólica, que seja. Nunca vi estes se mobilizando pela demarcação de terras indígenas, pela reforma agrária, pela erradicação da pobreza e nem pela erradicação do trabalho escravo. Aliás, a contribuição da Globo na cultura e educação brasileira ao longo de quase toda existência dela é um verdadeiro desserviço à sociedade.

De todo modo, a opinião pública é manipulada porque é manipulável, os respectivos sites/projetos não oferecem mais informações porque ninguém lê e, por conseguinte, ninguém cobra. Os atores falam como se fosse de verdade porque tem quem os ouça. Vox populi vox Deo, paciência. Deixo aqui registrado meu protesto contra atitudes “globais” que considero ilícitas, marketing viral tem limite. Espero, quem sabe um dia, que a sociedade acorde e perceba que ser cidadão é muito mais que indignar-se via Facebook e assinar petições on line. Quando esse dia chegar, talvez, Globo e aliados percam sua “credibilidade”, amém.

Espaço do leitor:

Com o intuito de ampliar a discussão, colocarei aqui colaborações enviadas por leitores que contribuam com o assunto (atualizado periodicamente):

Comentários

127 respostas para “Marketing viral, a gente vê por aqui”

  1. Avatar de Marcelo Muraro

    Olá Henrique.

    Até onde sei, as obras já começaram. Para mim isso já se tornou um caminho sem volta. Acho que qualquer obra dessa envergadura (bem como suas implicações sócio-econômicas) causa necessariamente impactos, tanto ambiental como social, cultural, econômico, etc. Existem diversas variáveis a se analisar. Mas a única que está sendo levada em conta são aquelas que desconhecemos.

    Muito obrigado pela contribuição.

    abs!

  2. Avatar de Henrique

    Essa campanha é intrigante mesmo, mas sou meio pessimista. Não creio que qualquer pressão da sociedade seja capaz de reverter a aprovação para a construção da obra. Mesmo que fique provado que a aprovação foi realizada sem as condições necessárias de análise de estudos e consultas com a população local.
    O que mais precisamos saber é o que está exatamente planejado, quais são as condicionantes e tudo mais, para poder cobrar do consórcio responsável a realização de todas as melhorias de infra-estrutura prometidas e planos de mitigação de impacto para a região.
    Para uma visão mais técnica, segue um link para acesso a documentos sobre o EIA (estudo de impacto ambiental), RIMA (relatório de impacto do meio ambiente) e outros estudos e planos relativos à construção de Belo Monte. Especialmente os planos de mitigação são importantes de serem conhecidos, pois se a obra de fato acontecer, algo que está cada vez mais se concretizando, é necessário que a sociedade saiba o que foi planejado e o que deve ser cumprido pela empresa administradora do empreendimento.
    http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/UHE%20PCH/Belo%20Monte/

  3. Avatar de Tiago W M - mestrando UFSC
    Tiago W M – mestrando UFSC

    Ótima análise.

  4. Avatar de Marcelo Muraro

    Verdade, Maiara. Por isso acredito que, mesmo que consigam o tal milhão de assintaturas, não mudará em nada o andamento das obras. O que me faz concluir que o objetivo dessa campanha é outro.

    abraço!

  5. Avatar de Maiara
    Maiara

    O que eu achei mais interessante e não sei realmente a razão (talvez o fato de poder tratar com mais sensacionalismo) é o fato de essa “mobilização” toda ocorrer meses depois do projeto ser aprovado.

  6. Avatar de MARILICE COSTI

    O mais importante neste momento, penso, seja levantar o problema. Não é votar imediatamente, mas entender o processo e solicitar que o assunto seja colocado, por exemplo, no Roda Viva ou em outro programa de alcance, onde quem respode questões seja um dos conhecedores do processo, respondendo por ele. O que ocorre por trás disso tudo? Atrás desse questionamento, podem estar muitos outros problemas que fogem ao nosso alcance. Provocar o questionamento e ajudar a encontrar a verdade dos fatos é o nosso papel pelas redes, nas escolas, na sociedade.

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    @Jeane Santos Azevedo
    O vídeo é cheio de argumentos fracos ou mentiras. Observe bem os principais argumentos apresentados pelos atores da globo:

    Argumento 1 – “Quem vai pagar é o povo”. Resposta: Como assim? Os atores da globo descobriram ontem que obra pública é pago com o dinheiro de nossos impostos? Isso não é argumento.

    Argumento 2 – “A obra é muito cara”. Resposta: Mas ao mesmo tempo eles propõem energia eólica e solar que é absurdamente mais cara.

    Argumento 3 – “Somos contra hidroelétricas porque existem outras fontes de energia limpa”. Resposta: No Brasil existem apenas 3 opções viáveis nacionalmente: energia hidroelétrica, energia nuclear ou energia a carvão//termoelétrica (mega poluidoras). Geralmente as pessoas também não são simpáticas com energia nuclear, logo, só sobra construir essas usinas que geram uma poluição absurda. Somente uma criança tem direito de acreditar que é possível suprir a demanda energética do país através de energia dos ventos ou solar. Ser contra Belo Monte é uma coisa, mas ser contra qualquer hidroelétrica é mais complicado

    Argumento 4: “Os índios serão expulsos”. Resposta: Nenhum índio será atingido com a construção dessa hidroelétrica.

    Argumento 5: Impacto Ambiental. Resposta: Interessante como todos estão preocupados com os 640 km² desmatados pela usina, mas não ligam para os mais de 10mil km² desmatados anualmente na amazônia, com o intuito de aumentar os lucros dos pecuaristas e madeireiras da região.

    É uma vergonha que um professor, que deveria estimular a reflexão, se convencer por um vídeo apelativo e falacioso desse, que diz apenas: “não pense e assine”.

  8. Avatar de sabrininha craft

    #Globosta realmente é a gota dagua!

  9. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado, Mario. Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  10. Avatar de Marcelo Muraro

    Sim, Andrés, tem uma causa: resolvi escrever sobre esse motivo.

    Muito vem sendo feito para impedir essa obra, há décadas. Seria muita presunção supor que uma campanha será capaz de pará-la, ainda mais essa, embora eu não tenha dúvida que a meta do milhão será atingida. Acho que agora você compreende melhor a complexidade da situação, “os paradoxos”. Veja, por exemplo, este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=406Yb2hPlmI.

    abraço!

  11. Avatar de Marcelo Muraro

    Boa tarde, Jeane.

    Considere usar esse vídeo, então: http://www.youtube.com/watch?v=406Yb2hPlmI

    abraço!

  12. Avatar de mario
    mario

    Excelente o texto Marcelo Muraro. Quando vi a primeira vez o vídeo logo pensei: muita maquiagem (no sentido estrito e no figurado) para reclamar.

  13. Avatar de Andrés
    Andrés

    Mas Marcelo, o fato de vc se centrar só nisso é por alguma causa também (o fato de vc achar, com ou sem razão, que é uma campanha contra o governo). Vc frissa isso, dai que tentei analisar a questão melhor.

    Enquanto isso, Belo Monte continua. Onde que fica a questão da hidrelétrica e como parar ela? Não é isso o mais importante?

    Toda campanha contra Belo Monte vai atingir negativamente o governo, não tem jeito. Ai o paradoxo.
    Eu sou contra Belo Monte mas a favor do governo, e ai? O que está antes? Pra vc, o governo.
    Por tanto, não tem como vc ser realmente contra Belo Monte, porque cai no paradoxo.

    Se vc tivesse falado: eu so a favor do Belo Monte, pra mim estaria tudo mais claro. Só quis entender a tua posição. E a medida que fomos falando fui entendendo. Não julgo vc. Cada um pensa o que quiser, e vê e deixa de ver o que a sua própria consciência permite. Dando prioridade ao que quiser também. Não é uma questão de eu ou vc estarmos certos ou errados. Só quis entender porque vc dava mais importancia ao video do que à obra, se era que vc estava realmente contra. E no caso, poder criticar o video, mas (se realmente é contra a obra) propôr (e fazer) outra coisa pra que a obra pare.
    Abraço

    Andrés

  14. Avatar de Jeane Santos Azevedo
    Jeane Santos Azevedo

    Boa tarde,

    Qual é exatamente o problema? O que está sendo dito no vídeo é mentira? Achei excelente a divulgação pela internet. Muitas questões poderão ser levantadas através desse vídeo. Se der tempo levarei para a sala de aula. abraços

  15. Avatar de Marcelo Muraro

    Não, Andrés, a questão central do meu texto, como já te disse, é só a campanha Gota D’Água.

    abraço!

  16. Avatar de Natalie Almeida
    Natalie Almeida

    Eu nao me importo se o modo de propaganda escolhido foi agressivo ou se a iniciativa nao foi “pura”, foi só pra ir contra o PT. O que me importa é que no fim das contas a coisa certa a ser feita é impedir a construção da hidrelétrica.

  17. Avatar de Andrés
    Andrés

    ok, Marcelo. Eu acho que mesmo eu levantando certos assuntos vc poderia responder alguns deles que atingem exatamente o fato principal do seu texto. Mas claro, aceito o que vc quiser ou não responder.

    A questão se resume a quem é que está por trás da obra, se o governo, se um outro, sei lá, e dependendo quem for, defender ou não, é isso? Se o presidente fosse o Serra ai vc estaria comemorando o vídeo, provavelmente. Pra mim a questão principal é parar a obra. Se isso vai deixar bem na foto ao governo, a Globo, o Edir Macedo ou o Tiririca, pra mim é secundário.

    Espero que Belo Monte (que vc nem eu queremos, aparentemente) pare de vez, pela causa que for.
    Abraço

    Andrés

  18. Avatar de Jonio Gondar
    Jonio Gondar

    Cara, você é Globofóbico.
    O movimento não tem nada a ver com a Rede Globo (como você mesmo minuciosa e obsessivamente apurou) mas você tenta forçar uma barra para esvaziá-lo.
    Sabe por quê? Porque, no fundo, você é a favor desse projeto nefasto (para a natureza, para os índios, para os que pagam imposto, para os sensatos) porque acha que as críticas ao Projeto são contra o Governo que aí está.
    É difícil convencer um “chapa-branca” como você mas tente perceber que nem toda crítica é conspiração contra o Planalto.
    Saudações Republicanas e um abraço.

  19. Avatar de Marcelo Muraro

    Pois é, eu tb, Camila. Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  20. Avatar de Marcelo Muraro

    Muito obrigado pelo seu comentário Adinaldo!

    Minhas dúvidas quanto a essa campanha também seguem nesse sentido.

    abraço!

  21. Avatar de Marcelo Muraro

    Não, Luan, você é que está bastante equivocado (embora não tenha cometido nenhum “erro gravíssimo”).

    O texto se refere exclusivamente à campanha “belo-MOTE”.

    abraço!

  22. Avatar de Marcelo Muraro

    Me desculpe por não te responder antes, Andrés. Não desisti, é que estão surgindo vários comentários com questões distintas e fica complicado responder pra todos. Não consigo ser multi-tarefa e acabo não dispondo de muito tempo… rs

    Você levanta vários aspectos nos teus comentários, vai além do que está sendo discutido no meu texto, fica difícil manter o foco porque existem, de fato, vários pontos envolvendo a obra. Este é um assunto bastante complicado e, em nenhum momento, pretendo discutir essa complexidade toda, não sou especialista no assunto. O foco do texto é exclusivo acerca da campanha, um ponto de vista de alguém que se sentiu incomodado com o que viu e, sobretudo, com o que não viu (e deveria ter visto). Uma campanha sobre algo muito sério tratada como se fosse uma espécie de brincadeira, um vídeo tratando de um assunto seríssimo de uma forma pretensamente “bem humorada” (e equivocada, na minha opinião) e, de outro modo, muito bem produzido (formato de novela-das-oito), com direito a strip tease. É apenas isso que meu texto pretende discutir e não o fato de eu ser contra ou favor à construção da usina. Se qual o modelo de geração de energia é mais ou menos limpa. Ou ainda o grau de impacto ambiental ou social. Preceba que cada um destes itens já daria pauta para uma discussão infindável, a coisa séria e longe de mim querer discutir tudo isso num único texto. Consegui te esclarecer, agora?

    Além disso, trabalho com desenvolvimento de conteúdo para web e o objetivo do meu blog é esse, por isso procuro abordar temas sempre nesse foco. Quando disse “não se iluda”, quis dizer que esta campanha visa apenas conseguir o tal milhão de assinaturas, não pretende conscientizar e nem explicar nada a ninguém. Vi na página da campanha no FB algo assim: “Bora conseguir o milhão pra evitar o absurdo que aquela maluca quer fazer”. E ainda não fazer nenhuma menção ao que já vem sendo feito, desde a década de 70? Sinto muito, Andrés, sem condições de eu apoiar uma campanha como essa. Fico em dúvida se eles querem realmente defender o rio Xingu ou fazer oposição ao governo. Tendo a acreditar na segunda opção, haja vista que ninguém ali é eleitor da Dilma, por exemplo.

    Enfim, assim como você, alguns outros leitores deste texto (que atingiu um nível de divulgação e compartilhamento muito além do que eu esperava) me cobram essa posição. Lamento, mas não tenho como dar esse retorno e nem me propus a isso. Peço desculpas se dei a impressão errada. Conto com sua compreensão.

    abraço!

  23. Avatar de Marcelo Muraro

    De modo algum, Fernando.

    A causa é nobre, o assunto é importante e petições on line são algo a se considerar e não é nada disso que eu discuto neste texto. A discussão que tento levantar é o fato de uma campanha ser praticamente “oca”, tendenciosa, grotesca (de certa forma). Infelizmente a campanha chamou minha atenção pro lado contrário. Uma pena, porque, com a grana, o espaço e o grau de influência dos famosos, eles poderiam ter feito um trabalho muito mais abrangente e, de fato, conscientizar a sociedade. Não foi o caso. Não creio que “qualquer” atitude seja válida. Se assim for, peguemos em armas, tomemos a região, matemos os funcionários, engenheiros, enfim. Por esse viés, então isso seria válido para interromper a obra? Acho que não.

    abraço!

  24. Avatar de Adinaldo
    Adinaldo

    Esqueceram de citar que esse Movimentozinho Globais contra Belo Monte estão muito por fora, pois, desde 1975 já tem esse Projeto de uma Hidrelétrica lá. Por que agora aprecem contra isso??

    Vamos ver a Cronologia:

    1975
    Iniciado os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu.

    1980
    A Eletronorte começa a fazer estudos de viabilidade técnica e econômica do chamado Complexo Hidrelétrico de Altamira, formado pelas usinas de Babaquara e Kararaô.

    1989
    Durante o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, realizado em fevereiro em Altamira (PA), a índia Tuíra, em sinal de protesto, levanta-se da plateia e encosta a lâmina de seu facão no rosto do presidente da Eletronorte, José Antonio Muniz, que fala sobre a construção da usina Kararaô (atual Belo Monte). A cena é reproduzida em jornais e torna-se histórica. O encontro teve a presença do cantor Sting. O nome Kararaô foi alterado para Belo Monte em sinal de respeito aos índios.

    1994
    O projeto é remodelado para tentar agradar ambientalistas e investidores estrangeiros. Uma das mudanças preserva a Área Indígena Paquiçamba de inundação.

    2001
    Divulgado um plano de emergência de US$ 30 bilhões para aumentar a oferta de energia no país, o que inclui a construção de 15 usinas hidrelétricas, entre elas Belo Monte. A Justiça Federal determina a suspensão dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) da usina.

    2002
    Contratada uma consultoria para definir a forma de venda do projeto de Belo Monte.[10] O presidente Fernando Henrique Cardoso critica ambientalistas e diz que a oposição à construção de usinas hidrelétricas atrapalha o País. O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva lança um documento intitulado O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil, que cita Belo Monte e especifica que “a matriz energética brasileira, que se apoia basicamente na hidroeletricidade, com megaobras de represamento de rios, tem afetado a Bacia Amazônica”.

    2006
    O processo de análise do empreendimento é suspenso e impede que os estudos sobre os impactos ambientais da hidrelétrica prossigam até que os índios afetados pela obra fossem ouvidos pelo Congresso Nacional

    2007
    Durante o Encontro Xingu para Sempre, índios entram em confronto com o responsável pelos estudos ambientais da hidrelétrica, Paulo Fernando Rezende, que fica ferido, com um corte no braço. Após o evento, o movimento elabora e divulga a Carta Xingu Vivo para Sempre, que especifica as ameaças ao Rio Xingu e apresenta um projeto de desenvolvimento para a região e exige sua implementação das autoridades públicas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília, autoriza a participação das empreiteiras Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez nos estudos de impacto ambiental da usina.

    2009
    A Justiça Federal suspende licenciamento e determina novas audiências para Belo Monte, conforme pedido do Ministério Público. O Ibama volta a analisar o projeto e o governo depende do licenciamento ambiental para poder realizar o leilão de concessão do projeto da hidrelétrica, previsto para 21 de dezembro. O secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, propõe que o leilão seja adiado para janeiro de 2010

    2010
    A licença é publicada em 1º de fevereiro, e o governo marca o leilão para 20 de abril

    2011
    Ibama concede ao Consórcio Norte Energia licença válida por 360 dias para a construção da infraestrutura que antecede a construção da usina

  25. Avatar de Adinald
    Adinald

    A MESMA QUANTIDADE DE ENERGIA GERADA SE FOSSE EÓLICA, SAIRIA 10
    VEZES MAIS E EU GOSTO DO MEU PÃO FRANCÊS BARATO! POIS MEU VIZINHO MUITAS VEZES NEM TEM DINHEIRO PARA COMPRAR!! ENERGIA BARATA É A HIDRELÉTRICA OU NUCLEAR, ESCOLHAM!

    A todos os que aqui postam sua opinião aqui nesse blog contra Belo Monte ….que saibam que esse computador que vc esta usando é movido a energia eletrica que também mantem aceso aquele bela luminária. Mas, a população Amazônica na sua maioria está nesse momento em um casebre de palha iluminado por um candieiro feito de breu (espécie de resina) catado no mato não tem rádio pra saber o que esta acontecendo lá fora nem um computador pra postar aqui sua opinião; opinião que é usurpada por ONGueiros religiosos e atores que da Amazônia só conhecem a luxuosas pousadas.

    Eu queria entender o que esses ‘artistas’ entendem por alternativas para geração de energia, vamos as alternativas:

    Nuclear by Japão? Não precisa de comentários. Termoelétrica, mas vcs não são contra a emissão de poluentes?

    Eólica só funciona no litoral e em ilhas e é muito mais cara. Talvez eles achem que é possível fazer um acordo com os outros países e encher a cordilheira dos andes de cataventos? Algum voluntário eco-cha/to pra ir lá na montanha montar milhares de equipamentos?

    Energia solar? custa $ 2.000,00 cada célula foto voltaica capaz de acender uma lâmpada de 100w apenas.
    Nem seu PC funciona com isso. Talvez com os salários da Globo eles consigam pagar a conta!

    Fácil é só Globo parar de transmitir e pedir pra todos desligarem a TV e as torres de transmissão a noite, na hora das novelas. Todos os artistas tomarem banho frio, e ficarem no escuro. Todos os eco-chat/os que aderiram a modinha fazerem o mesmo, inclusive desligando o seus PCs pra contribuir pra economia de energia.

    E agora, descobrimos que quem está por trás desse vídeo são ONG internacionais que estão de olho em minérios que tem nessa região. Mas desde 1980, essa hidrelétrica já tem sido planejada.

    Mais ainda: ABIN identifica as ONGs estrangeiras que boicotam Belo Monte, veja em: http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.conversaafiada.com.br%2Fpolitica%2F2011%2F07%2F05%2Fabin-identifica-as-ongs-estrangeiras-que-boicotam-belo-monte%2F&h=HAQFvq7qaAQFBm-bH-IXqc2Bu459j3rKqw0qSBb6ekVkFAg

  26. Avatar de Luan Matheus

    Primeiro, um movimento que se chama GOTA D”AGUA dá a entender que alguma atitude recente fez parecer que Belo Monte não representa desenvolvimento para o brasil, como se tudo o que esta acontecendo em Belo Monte fosse algo como você disse Marcelo, REPENTINO.

    Mas não é camaradas, a gota d’agua já caiu a muito tempo. Desde a década de 90, com a reforma do Estado, quando o Brasil passa a ter a Privatização como base do novo estado que estava sendo reformado, essas politicas vem sendo implantadas, tendo como desculpa o tal Desenvolvimento, precarizando a condição de vida dos brasileiros.

    Para isso, se utilizam de obras “públicas” (enfase nas aspas) para sustentar esses empreendimentos privados. Assim é Belo Monte, assim são várias obras Brasil a fora. No Piaui, por exemplo, estão construindo 5 barragens ao longo do Rio Parnaiba, maior do estado, para beneficiar empresas com a Suzano e a Vale que estão se estalando aqui. No documento da Secretaria de desenvolvimento rural do estado, esta bem expresso qual barragens beneficiará cada empresa, exposto com nome e sobrenome.

    Porem, caro Marcelo, acho que VOCÊ COMETEU UM ERRO GRAVÍSSIMO. Está avaliando os movimentos que surgem pelos proprietários de suas paginas virtuais. Isso é inconcebível, assim como o marketing viral, que você tanto criticou nesse texto.

    Não sei se já esteve no Pará, ou se já teve contanto como movimentos sociais. MAs o Movimento Xingu Vivo Para Sempre, criticado pro você aqui, é um dos movimentos que esta há muito tempo na luta em defesa dos povos originários e do Rio Xingu. Não é um movimento que encerra nas redes sociais, e nem mesmo é um movimento que surgiu dela. É um movimento que constrói a pauta em defesa do Xingu concretamente.

    Não falo aqui dos Movimento Gota D’agua, que apesar das críticas que temos, ele também cumpre um papel nesse processo, fez e faz parte dele. Numa questão como essa, de interesse geral, não há espaço pra sectarismo. Nem falo do Movimento de Direitos humanos citado por você. Não falo por que não conheço, portanto, não teço criticas ao que não conheço.

    Por fim, acho que fazer uma avaliação precipitada dessa forma, pra mim, é no minimo uma incoerência (desculpa a sinceridade)

  27. Avatar de Andrés
    Andrés

    Oi Marcelo,

    vejo que vc desistiu afinal de responder meu ultimo email e os questionamentos que faço.

    Perguntei vaaaarias vezes e pergunto de novo:
    o que, desse vídeo, vc diz que não é tão assim e que não me iluda?
    Até agora as coisas ditas no vídeo são só algumas das que eu já sabia e que acredito. Posso mudar de opinião, como já disse, mas pra isso precisaria ter uma certeza diferente.

    Como falei, não quero ganhar nada. Só queria entender a tua posição, de verdade, que supostamente está contra a usina, mas que não gosta de um vídeo que pode ajudar a que essa usina não se construa, pela causa que for, e então prefere (ao invés de fazer campanha contra a usina) discutir se esse vídeo é manipulado ou não.

    Mas… agora ficou claro com a sua resposta pro Rafael:

    “Rafael.
    Sou contra a construção da usina de Belo Monte, e quem não é? Mas, antes disso, sou contra esse movimento que diz ser contra algo e que, na verdade, é contra o governo que tenta promover a obra e manipula a opinião pública em favor disso.
    abraço!”

    Ou seja que ANTES da vida de milhares de pessoas e desastres ambientais de proporcões que nem conseguimos imaginar, está o governo. Se esse movimento, pra vc, estiver contra o governo, então tanto faz Belo Monte, os indios, o futuro do pais. Importa defender o governo, mesmo fazendo qualquer desastre. Como falei, sempre fui a favor do PT. Mas, no meu caso, aaaantes disso estão o futuro do pais, a vida de milhares de pessoas, os assassinatos de índios que nesse momento estão acontecendo (e que não aparecem na Globo).

    Se esse vídeo de “globais” apoiasse o governo, é bem provavel que vc não estivesse acusando ele de manipulador, não é?

    Nem Dilma, nem o governo nem ninguém, pra mim, está antes desse projeto, que é emblemático sim e diferente dos outros pelas proporções faraónicas dele.

    Eu não sou contra Dilma, sou contra Belo Monte. E isso, sim, está antes de qualquer coisa, pra mim. Até, e estou falando muito sério, acho um erro político gigante, e me doi pelo PT. Isso e que o Aldo Rebello (o monstruo que defende o novo codigo florestal, que acaba com a defesa da floresta), seja “promovido” e maneje tanto dinheiro agora como novo Ministro de Esporte. Me doi porque gosto do PT e do que Lula fez esses anos, com todos os erros e com todas as coisas que a politica tem de suja, seja quem for que esteja dentro desse mundo. Parece que é bem dificil passar intacto por esse mundo da politicagem.

    O problema é que você está com um paradoxo: ser contra Belo Monte acaba sendo, de alguma forma, estar contra o governo.
    Então não gosta da usina, mas também não gosta de qualquer movimento que, estando contra a usina possa atingir negativamente o governo. Claro que vai! Se é o próprio governo que está levando pra frente!

    Atores que apoiam o governo são manipuladores também pelo fato de se “aproveitarem” da sua fama pra isso???

    Abraço
    Andrés

    PS: Eu não sou do Serra, nem de Alckim, nem de ninguém Não gosto mesmo deles. Sofro de verdade pelo governo querer enfiar esse projeto goela abaixo e de ter de aguentar ser, sim, manipulado pelas mentiras dos políticos a respeito desse empreendimento. Isso sim é manipulação. Estou falando do Brasil. Da vida de pessoas e de milhares de especies que podem acabar extintas. Mas, infelizmente, a política é mais importante que tudo isso, certo?
    Aliás, me conte que tipo de campanha contra Belo Monte vc faria (e se é contra realmente, porque não está fazendo ou fez?). Eu respondo por vc: porque QUALQUER campanha contra Belo Monte atinge negativamente o governo, logicamente, e pra vc isso é mais importante. Agora entendi. Estou errado?
    Vamos imaginar que realmente esse vídeo está manipulado pela Globo, ok. É só o governo não fazer o desastre de Belo Monte (com o qual vc também não concorda) e sairia limpo dessa coisa toda, não é? De quem é a responsabilidade?

  28. Avatar de Pietro
    Pietro

    num pais de ignorantes, com uma mídia medíocre facilmente exercendo seu poder de manipulação que fomenta o pensamento comum, seja lá em prol ou contra algo, sempre haverá algum pseudo intelectual igualmente ignorante para assinar contra qualquer manifestação que seja contra ou em prol de qualquer coisa, já que polemizar também é moda, meio datada a meu ver! Esse seu texto é parecidinho com aquele ditado que diz: Em terra de cego, quem tem um olho é Rei!

  29. Avatar de Marcello Lourenço
    Marcello Lourenço

    Nooossa quanta bobagem…
    Desculpe, não consegui ler o texto até o final…
    É muito ruim…
    Pudera vc gastar seu tempo para informar a sociedade,
    e fazer algo de útil pra melhorar nosso país…
    Isso aqui parece conversa de bêbado!

  30. Avatar de Fernando

    Marcelo,

    Ok, o marketing é viral, que seja. Isso torna a campanha contra a Belo Monte, que é um absurdo, inválida?

    Não creio, então toda ação contra essa mega construção faraônica inútil é válida, ainda que feita por artistas globais.

    Outra coisa, assinar petições é inútil?! Mas de onde diabos? Claro que o ideal é sair nas ruas, por exemplo, mas uma petição online, com 1 milhão de assinaturas é algo a ser considerado. E utilizemos os benefícios da internet e das redes sociais também em prol de protestos como esse, bem ou mal são os caminhos aos quais a sociedade está andando, quer um ou outro goste ou não. Assinar a petição é também cumprir seu papel social, o que não dá é só por desconfiança da origem da campanha, não assinar uma petição legítima contra a construção de uma hidrelétrica cujo único objetivo, talvez, seja ostentação.

    A causa é nobre.

    Um abraço.

  31. Avatar de Marcelo Muraro

    Bruno.

    Seu texto é um tanto confuso, mas acho que consegui entender aonde vc quer chegar. Em parte, você tem razão, cidadania é algo que se pratica no dia-a-dia e não simplesmente assinando uma petição pra consciência ficar tranquila. É necessário informar-se, buscar ouvir os vários lados da história para, aí então, formar opinião acerca de determinado assunto. E esse o intuito do meu texto, fornecer mais subsídios e convidar a uma reflexão mais aprofundada.

    abraço!

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não entendo… quando a “mídia malvada” não protesta, é “imparcial” e sedenta somente por lucros – a sociedade que se dane, não é? – ; quando se organiza para divulgar algo para a opinião pública se conscientizar, é “manipuladora”? Se aparecesse um ator sei lá… da Gazeta, iríamos mudar de opinião porque o vídeo contém palavras de ordem panfletária que está nos induzindo a acreditar em algo? Ou quem sabe nos fazer pensar, né, ironia? E agora, como assim, “nunca antes se mobilizaram”? Tem até um pouco de preconceito embutido na questão hein cara…. se é a Globo que paga o salário deles e enriquece às custas de uma população sem maiores divertimentos não significa que ABSOLUTAMENTE TUDO que vem dela é tentativa de moldar as cabeças de todos que estão por aí, de modo maquiavélico. Dos atores que participam do vídeo, aliás, não sei os nomes nem da metade (pra ser sincero, só o do Marcos Palmeira, porque, se alguém se lembra, o cara não trabalha só para a Globo. Tem engajamento em diversas campanhas ambientais em que, curiosamente, muitas vezes não está acompanhado de seus admiráveis colegas de emissora). Daí surge uma tentativa de “enxergar além”, tentar analisar a “real intenção” por trás de tudo isso. Uma campanha muito repentina, pois sim… como o #PrecoJusto do Felipe Neto, o #BrasilSemCorrupcão das redes sociais e o #FlorestaFazDiferença de quem simplesmente vê por cima “concorda, assina e acha que já fez o seu papel “. “Vamos usar toda a nossa visibilidade, os caras devem ter conspirado, “para implantar uma necessidade de urgência sócio-ambiental na mente deles. Vamos obter adesão imediata.” Hehehe… Vivemos na era do imediatismo, das informações condensadas dos 140 caracteres, do poder da imagem, do compartilhamento e do “curtir”. Óbvio, óbvio tão grande que chega a ser digno de riso de quem acredita no contrário, que um terço dos que assinaram essa petição nem leram como ela está organizada, quem a está “financiando” e o monte de blá-blá que um garoto da minha idade, de 16 anos, não tem paciência de ler. Mas peraí………………. isso não significa que NÃO TENHO CONSCIÊNCIA, ô ser alienado!!! Todos os meus colegas estão estudando o mesmo tema para os vestibulares desde o ano passado e nenhum, ora, nenhum, sabia o que era essa tal de Usina de Belo Monte, e que o governo realizou um leilão (?) para construí-la. Agora o santinho influenciado aqui pensa consigo “Se os atores da Malhação tivessem feito um viral desses, lógico que eles saberiam.” Será???? Será que é mesmo assim??? Será que a real intenção é fazer que as pessoas simplesmente vejam tudo dessa forma superficial nojenta???? É difícil mudar a cabeça das pessoas da noite para o dia, mas quando se tem uma influência dessas, aí sim elas acordam?! Acho que estamos tão mergulhados na hipocrisia que esquecemos que chamar atenção sobre algo que precisa ser debatido é mais importante do que acreditar que “quem faz a nossa cabeça é a mídia.”, que esse texto, ao invés de criticar, acaba por, ele mesmo, defender. E antes que comecem os trolls sem fundamento: desenvolvo um projeto chamado Reciclando Vidas em minha escola com crianças de quintas e sextas séries. No dia seguinte à publicação do vídeo, pegamos um Guia do Estudante (ô, ainda bem que não é da Editora Globo hein? ahuahua) e fomos estudar sobre o assunto. Logo depois assistimos o vídeo. Ao final, um aluno disse: – um ALUNO DE 10 ANOS, que fique registrado – “Não vou assinar, porque prestei pouca atenção naquela leitura chata e acharia o vídeo mais legal se tivessem colocado os nav’s do filme Avatar ou o Wall-e, aquele robozinho da Pixar. Mas achei importante, sim. Quem quiser assinar, tudo bem. Depois só corre atrás pra ver no que é que dá. Se não der nada, a gente mesmo pode criar um manifesto, mostrando que a gente também sabe pensar.” Eu também acredito na nova geração, adultos aí de cima………………

  33. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado, Paulo. Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  34. Avatar de Marcelo Muraro

    Maurício.

    Angelina Jolie tem trabalho social de longa data em prol da causa humanitária. Não confunda as coisas. Alguns atores nesse vídeo receberam cachê (o próprio Marone disse isso em entrevista a Veja), ou seja, foi apenas um trabalho.

    abraço!

  35. Avatar de Marcelo Muraro

    Nina.

    São coisas bem diferentes é bom não confundi-las. O marketing viral, é antes de tudo, estratégico. Ou seja, é planejado. O que não é o caso do meu texto que, assim como os outros que fiz (e que provavelmente vc não leu) são sínteses de ideias minhas e que, obviamente, vou defendê-las. Se esse texto está tendo repercussão, é lucro, pois ele, assim como os anteriores, foram feitos sem o intuito de serem virais.

    abraço!

  36. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado pela contribuição, Luiza.

    Fico contente que tenha gostado do texto.

    abraço!

  37. Avatar de Marcelo Muraro

    Fala Sérgio.

    Quando digo “muito de repente pro meu gosto”, quero dizer que achei repentina tanto a preocupação da campanha como a adesão das pessoas. Se esse é um problema tão urgente assim, porque não se preocuparam antes, já que essa polêmica existe há tantos anos.

    Quando digo “Isso é claramente marketing viral de (baixo-)nível”, quero dizer que uma campanha que oferece tão pouca informação, que se utiliza de argumentos e modos baixos, até grosseiros, que é composta por pessoas que são claramente contrárias ao governo Dilma, vem a público exigir que se simplesmente se assine uma petição, que isso é um ato de baixo-nível, como se, assinando uma petição, dando um clique, tua consciência vai ficar tranquila.

    O fato de serem atores, não simplesmente atores, mas personalidadades globais, significa que estão se utilizando dessa personalidade e não da identidade normal deles. É como o Tiririca disputar eleições vestido de Tiririca. Sim, eu vejo restrição nisso, pois não se trata de pessoas comuns. O que eles estão fazendo é o mesmo que a Regina Duarte fez contra o Lula, sim é baixo-nível.

    Quando digo “Marketing viral tem limites”, quero dizer que deveria existir um certo bom senso ao tentar abordar pessoas. Se querem chamar a atenção da opinião pública, que o façam não de forma sensacionalista, amedrontadora, constrangedora, como estão fazendo. Essa campanha ofende sim, pessoas ligadas ao governo, ofende a Presidente da República diretamente (dá uma olhada na página deles no FB, nos twitters dos atores). E, sim, isso tem a ver com o governo, todos eles são oposição, assim como vc, eleitores da Marina Silva, do Serra, etc.

    Sobre o impacto referente à obra de Belo Monte, também não é tudo isso que pintam, coloquei alguns textos de referência ao final do meu, peço de uma lida neles para entender melhor o que tento dizer.

    abraço!

  38. Avatar de mauricio mello
    mauricio mello

    Engraçado, quando a Angelina Jolie assume uma causa humanitária, é lindo. Quando nossas celebridades assumem uma causa correta, são vistos com desconfiança. Viva os atores globais que usam sua popularidade a favor de índios e ribeirinhos.

  39. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ah, e me esqueci do ‘Plin, plin!”””

  40. Avatar de D
    D

    Concordo com várias partes, mas só para esclarecer:

    O Marcos Palmeiras trabalha com comunidade indígenas há anos.
    Avaaz já fez petição contra a construção da usina de Belo Monte.

  41. Avatar de Roberto
    Roberto

    Gostei da iniciativa desses atores, e acho que so contribuiu positivamente para tentar despertar um pais adormecido e preguicoso, onde as pessoas simplismente nao se dao ao trabalho de ter uma opiniao quanto a assuntos coletivos.

    Isso normalmente se restringe aos nucleos de intelectuais que tem uma opiniao para tudo, e se esforcam para discutir os assuntos, mas nao tem forca ou capacidade de educar uma populacao que nao liga para assuntos publicos.

    Eh uma pena que o pais seja assim, mas esforcos para mudar isso sao bem positivos… mesmo vindo direta ou indiretamente da terrivel rede Globo.

  42. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito obrigado por escrever aquilo que eu vinha pensando, e articular de forma que eu não pareça mais um ‘do contra’ perante ao senso comum deturpado por todo esse marketing manipulador.
    Parabéns pelo artigo!

  43. Avatar de Marcelo Muraro

    Ah, sim, Athos.

    Verdade, ainda não havia testado este endereço, não dá em nada. De repente (pensando aqui) é algo ligado a revenda de hospedagem, até porque um dos responsáveis pelo domínio é uma empresa de desenvolvimento, que deve ter feito e hospedado o site deles.

    abraço!

  44. Avatar de Sérgio Maia
    Sérgio Maia

    Olá Marcelo, bom texto … mas eu realmente não entendi alguns dos argumentos. Tipo, qdo vc diz “muito de repente pro meu gosto”, realmente não fica claro o que vc quer dizer, pois qualquer coisa (seja uma campanha ou não) terá que iniciar de repente, não vejo outra forma. Outra coisa que não entendi foi a frase: “Isso é claramente marketing viral de (baixo-)nível”. Por que baixo nível? O fato deles serem atores da Globo ( e alguns ja foram do SBT, Record) eles não podem participar de uma campanha como qualquer outro Brasileiro? Evidente que, se vc pretende mobilizar toda uma população em favor de uma causa, usar pessoas famosas trará melhores resultados … mas antes de serem famosos, ou da Globo ou isso ou aquilo, eles são pessoas, brasileiros e não vejo nenhuma restrição em participar de algo assim, pelo contrário, pior é omitir suas opiniões alegando ser conhecido/famoso etc. Tbm não vi nada relacionado a Rede Globo na campanha, a n ser os atores claro, mas n vi nenhum falar em nome da Globo, e mesmo se a Globo estiver por trás disso, qual o problema? Por se “a Globo” ela não pode ser contra ou a favor de algo? Vc diz: “Marketing viral tem limites.” Limite de que? Acho q o único limite é vc não ultrapassar a linha do respeito, não ofender ninguém diretamente ou algo desse tipo, ademais, o céu é o limite amigo. Isso não tem nada a ver com PAC, PT ou DIlma, tem a ver com uma obra de proporções inimaginável que vai “arrebentar” com uma região do nosso país, independente se é no norte ou no sul, é nosso país, e qualquer pessoa (famosa ou não) de qualquer região pode sim, e deve, se for contra, fazer alguma coisa pra evitar isso, mesmo que seja indignação no Facebook ou petições on line … o que importa realmente é atingir o objetivo.

  45. Avatar de nina wood
    nina wood

    Esse teu texto , no meu ponto de vista , também é um Marketing viral…a favor do teu blog e das tuas idéias.

  46. Avatar de Luiza
    Luiza

    @Madureira
    Para pesquisar… segundo o texto deste professor, hidrelétrica não é energia limpa o quanto pensam
    http://www.conservation.org.br/noticias/noticia.php?id=440

  47. Avatar de Luiza
    Luiza

    Me desculpe a ansiedade em comentar!
    Depois li que você pontuou esta questão que eu disse…
    Parabéns pelo texto!

  48. Avatar de Luiza
    Luiza

    @Fernando

    @Marcelo Muraro
    Concordo com você Marcelo, a Globo é completamente partidaria…
    Mas é fato que só com esse vídeo foi que mais da metade da população tomou conciencia deste problema que há anos está em pauta, discutida por diversos especialistas (inclusive não lí nenhum deles defendendo a construção da hidrelétrica)
    A maior parte da população brasileira engole tudo que a mídia joga. Se todos questionassem, pesquisassem, não teríamos o problema da influência da mídia… concorda? Então na minha opinião o problema não é a mídia, mas sim as pessoas que têm preguiça de pensar e pesquisar.

  49. Avatar de Luiza
    Luiza

    a Avaaz já fez petição e até carta à Dilma contra a construção da usina de Belo Monte…

  50. Avatar de Fernando

    Não sou a favor da construção da usina, mas essa campanha é como se dissessem para mim: “assina essa merda aí e fim de papo, agora vamos aos comerciais” É muito fácil, se eles estivessem fazendo esse drama no vídeo dizendo “Precisamos construir essa usina e asfaltar a amazônia!” as pessoas iriam votar do mesmo jeito.

  51. Rede Globo quer entrar de paraquedas nas putarias do Brasil e nem isso faz direito. http://t.co/YEPW8F1J

  52. Avatar de Marcelo Muraro

    Athos.

    Tem certeza? Pesquisando no Registro.BR, esse domínio ainda não foi registrado e está disponível.

    abraço!

  53. Avatar de Athos Castro Moreno

    Fun fact: O dominio manisfestogotadagua.com.br está hospedado num servidor *.stabletransit.com, que se pesquisar no Google dá em um monte de nada e o dominio não tem coisa alguma.

  54. Avatar de Luiz
    Luiz

    Pois é…Você deveria buscar outras fontes que não os estudos oficiais. Ficaria surpreso…@Eduardo Prado de Oliveira

  55. Avatar de Luiz
    Luiz

    Infelizmente não dá pra separar as suas ponderações da questão em si. Pelo parágrafo: “De repente, a criação de uma usina hidrelétrica é um problema ambiental/social.” mostra que você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre a questão. Como bem disse a Gislene aí acima, não interessa quem está por trás. A questão é maior que isso. Desculpa, mas seu texto é um blá blá blá ou cri cri cri…

  56. Avatar de Marcelo Muraro

    Muito obrigado pelo seu comentário e sua contribuição, Lena!

    abraço!

  57. Avatar de Lena
    Lena

    Antes que me joguem pedras…a construção da Usina de Belo Monte tem muitos “apesares” que devem ser muito bem discutidos..a questão ambiental é importante e indígena tab…
    O que me deixa “fula” da vida é ver uma campanha publicitária com atores globais desinformando..trazendo uma abordagem totalmente superficial e para não dizer infantil de toda esta questão…
    Vale a pena dar um conferida no link abaixo..nele há um vídeo de mais ou menos 57 min (sim é bastante pq o assunto é complexo) debatendo com seriedade e coerência o assunto Belo Monte..
    Informação nunca é d+ antes de formar qualquer opinião sobre determinado assunto…ver os dois lados da moeda é melhor ainda…
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/brasilianasorg-sobre-a-usina-de-belo-monte

  58. Avatar de Lena
    Lena

    Se um dia eu ver uma campanha pedindo para as pessoas deixarem de ver novelas e desligassem as suas respectivas TVs para diminuir o consumo de energia..aí sim terá meu total apoio…mas é claro que os atores globais não fariam isso né?!

  59. Marketing viral, politicagem, manipulação e mídias sociais – http://t.co/fXLMbNq3

  60. Avatar de Madureira
    Madureira

    Na verdade hidrelétrica é uma fonte de geração de energia limpa e renovável, além de ser extremamente barata. Para se ter uma ideia os parques eólicos matam milhões de aves todos os anos, a energia sai pelo dobro do preço e ainda causa mais impactos ambientais…
    Os globais têm contrato de exclusividade com a globo, não podem expor sua imagem, mas se fizeram este vídeo com certeza tiveram a ordem ou pelo menos permissão de alguém grande…. Cuidado, pesquisem e não ajam no impulso….

  61. Avatar de mari
    mari

    Nada a ver esse negócio de marketing viral, rede social é sim uma forma de divulgação de assuntos que são desconhecidos pela população. Abaixo assinado é uma forma de protesto e ação. Usar atores globais é uma forma de chamar atenção da população que não fica investigando o que o governo anda fazendo com o nosso dinheiro. Não é uma questão de ser contra o governo, acho que a populção tende a querer deixar de ser manada e participar mais dos assuntos que afetam o país.

  62. Avatar de Elias Jr
    Elias Jr

    Muito boa a matéria…Ótimo texto… Parece até encomendado!!!

  63. Avatar de Flavia
    Flavia

    Também fiquei desconfiada quando vi atores da Globo e apenas da Globo se manifestando repentinamente em “prol do interesse público”. Mas confesso que assinei a petição sem sequer me aprofundar em questões como as levantadas nesse post. De fato fica claro que esse movimento é interesse da emissora, mas isso não diminui o impacto negativo que essa construção causará em diversas áreas, logo, não me arrependo de ter assinado.

    Antes de exigir que a obra seja abandonada devemos propor uma outra solução!(?) O que eu penso é que, para que possamos propor qualquer solução referente a uma obra dessa dimensão, precisamos ter entendimento a respeito do assunto, mas para enxergar o tamanho do estrago por conta dessa decisão, não é necessário tanto conhecimento, logo, a manifestação ainda torna-se válida.

    Obviamente que a população não deveria se contentar com os argumentos apresentados em qualquer que seja o assunto.

  64. Avatar de Gislene R Pugliesi
    Gislene R Pugliesi

    Acho que se é marketing viral, ou não. Não podemos perder o foco. Pois talvez estamos criamos mais e mais polemicas., se é Globo? se é Record? se é Band? Esses são os maiores, ou melhor os unicos que levam informações pra população. Acho que ficar discutindo se é ou não marketing viral. Poderia colocar no proprio facebook, a verdade sobre Monte Belo. SOMOS BRASILEIROS E PRECISAMOS URGENTEMENTE AMAR A NOSSA AMAZONIA.

  65. Avatar de cristian cobra

    Nossa cara, análise perfeita! Era exatamente o que eu contrapunha pras pessoas que divulgavam esse vídeo. Quem se deixa enganar pela globo tem que ser muito inocente mesmo, pra não dizer trouxa!

  66. Avatar de zéluiz
    zéluiz

    falou tudo Rafael!! tua resposta é muito melhor que o artigo. abçs!

  67. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado, Paula!

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  68. Avatar de Marcelo Muraro

    Rafael.

    Sou contra a construção da usina de Belo Monte, e quem não é? Mas, antes disso, sou contra esse movimento que diz ser contra algo e que, na verdade, é contra o governo que tenta promover a obra e manipula a opinião pública em favor disso.

    abraço!

  69. Avatar de Paula Chrispiniano
    Paula Chrispiniano

    Ótimo texto! Também fiquei MUITO desconfiada dessa ação repentina. Parabéns.

  70. Avatar de Rafael
    Rafael

    De fato concordo que há uma hipocrisia em torno do video e da campanha, mas o que não ficou muito claro pra mim é, você é a favor da criação da Usina? Espero que não.
    Realmente a Globo só olha para o que lhe tras interesse, e é um absurdo só fazer isso manipulando a opinião publica. Verdade também que esta está onde está porque nós a colocamos lá. A Globo só tem NOME, porque nós brasileiros damos esse nome a ela (e não se esqueça que é GLOBO e demais canais.. afinal, ela não é o unico da gama de canais atrelados à ela!).
    Realmente o povo vive de módinha e o dia que isto deixar de ser uma verdade, o país deixa de ser essa MERDA (desculpem-me o termo) que é hoje.
    Sou um eterno apaixonado pela minha terra, amo meu país, mas se ninguem fizer nada para mudar, e todo mundo ficar esperando o bonde andar, não dá. Alguem tem que fazer alguma coisa.
    è ridiculo juntar um punhado de Globais para fazer campanha contra o PAC, mas pera! O PAC se resume em criar uma hidrelétrica (obra que gira grandes quantidades de dinheiro, e causa grande impacto ambiental)? Foi aberta outra opção? eu tive a liberdade de escolher entre quantas opções? até agora a unica opção que vi foi “CONTRUIR” e fim. Pq? Pq os grandoes querem.
    Quem fiscalizará a obra? quem tomará conta? o povo da Dilma? A Globo? A Globo é contra enquanto vale a pena, se a obra sair, todo mundo sabe que cairá uma graninha (e este diminutivo é forma de expressao) na mão deles, e aí, muda-se toda a opinião!
    Sou contra a Globo, Não gosto da Globo e do jeito com que ela trata a população em geral. Mas se as pessoas são facilmente influenciadas por um video de 5 minutos porque atores conhecidos estão falando, o que esperar de seus governantes??? assim como a Globo, o Governo também pensa assim, e também usa deste artifício para conturbar a opinião publica! Ou seja, pra onde a onda leva, o povo vai!

    Resumindo meu comentário: Acho ridiculo o povo MODINHA correr atras de atores globais em um vídeo de 5 minutos. Mas de mesmo modo, acho absurdo a construção de uma hidrelétrica deste porte, com o impacto ambiental e social que a mesma irá criar. Acho que modinha ou não, ridiculo ou não, o vídeo talvez, e veja bem, TALVEZ, mostre que a criação da usina é um absurdo. globais ou não, estou interessado no futuro do país, que certamente não será melhor com a contrução de BeloMonte. Me dê outra forma de criação de energia e prove-me que BeloMonte é o melhor caminho, que talvez mudo de idéia, HOJE? sou contra!

  71. Avatar de Fábio
    Fábio

    Então segue informação séria contra Belo Monte pra quem precisa:

    Matéria na revista Época sobre o procurador da república Felício Pontes Jr.:
    http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/09/um-procurador-contra-belo-monte.html

    E o blog com o histórico jurídico de Belo Monte:
    http://belomontedeviolencias.blogspot.com/

    E no Avaaz a mobilização contra Belo Monte já vem de muito antes desse movimento recente, e acompanhando de fato o caso no congresso e no governo:
    http://www.avaaz.org/po/stand_with_chief_raoni/?cl=1114388444&v=9386

    E para os que acham que estão a favor de Belo Monte porque “confiam nos estudos que devem ter sido feitos”, é bom esclarecer que tem muitos especialistas e estudiosos que são contra, e sugerem alternativas, como investimento em eficiência energética e a troca das turbinas hoje em funcionamento. Um professor da UNICAMP, da área de energia da Faculdade de Engenharia Mecânica, Oswaldo Sevá Filho, está entre os principais opositores. Vejam entrevistas dele em http://goo.gl/m05UA , http://goo.gl/jc0Bi e http://goo.gl/q1miU , e esse texto aqui http://goo.gl/ZkbxT .

    Tem até matéria na Globo, Jornal Nacional em Agosto (sim, há 3 meses):
    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/08/belo-monte-e-maior-e-mais-polemica-obra-em-andamento-no-pais.html

  72. Avatar de Daniel
    Daniel

    Fui lendo, lendo, lendo e desisti… não estão saindo do lugar. A Belo Monte está…
    Estive em Altamira na semana passada. Complicado viu. Tá tudo andando rápido. A cidade crescendo, os preços aumentando, aluguel com precinho de São Paulo, gringaiada passeando e sondando, um monte de puteiro sendo inaugurado, o tacacá mais caro do Brasil.

    Mas o povo tava feliz, tinha festa na rua, em frente a sede da Norte Energia, com Padre Zezínho (ou outro), Claudia Leite (que no fim faltou), entre outros artistas, pula-pula, a prefeita Odileida sorrindo. É o progresso chegando, naquele lugar abandonado! Nas reservas indígenas, a maioria dos povos esperando indenizações e se sentindo espertos pois vão ganhar mais dinheiro que foi prometido primeiramente! E assim vai, coisa linda de se ver.

    Agora, vamos ficar aqui discutindo se o vídeo que um bando de atores influentes da Globo e outras emissoras fizeram é positivo ou não? Queira ou não queira, foi a campanha mais funcional feita até agora sobre esse assunto. Patrocinados ou não por um rico qualquer, ou por um filho de rico, ou até mesmo feito em um estúdio de uma pessoa não tão rica assim, que possua uma 5d e dois spots de luz. O vídeo é bom pro povo. Fala com o povo e fala o que não é de conhecimento de todos.

    Olha quer saber, bora fazer alguma coisa todo mundo junto ao invés discutir detalhezinhos. Pra que bater cabeça se lutamos pelas mesmas coisas. estamos perdendo a guerra faz tempo. e pelo jeito vamos continuar perdendo. Que se explodam os políticos que patrocinaram ou não o vídeo, eles só existem por causa do sistema em que vivemos. Enquanto não sairmos da “tioria” o buraco só aumenta.

    Bem vinda Belo Monte, a Amazônia já é toda sua.

    abraços

  73. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Quando vejo aquele monte de artista já é um ótimo motivo para eu não concordar – só por isto hein – por mais nobre que seja. É o mesmo tipo de coisa sempre que aparece algo novo ou digamos ameaçador à sociedade. Foi do mesmo jeito com a lei de desarmamento e com a doida da Regina Duarte que apareceu gritando na televisão que o Lula ia acabar com o Brasil. Mas desta vez é na internet que é muito mais rápida, e pega muita gente rapidamente com poucas palavras e de forma tendenciosa. Esta questão da Usina está sendo discutida há mais de 20 anos e agora é a hora do “ou vai ou racha” pois este país não vai crescer sem energia e teremos o mesmo problema de 2001 novamente, se esta alternativa é de todo inviável, que seja apresentado um novo projeto com menores impactos imediatamente para que ninguém depois continue a reclamar que vive num país que não cresce por que falta infraestrutura.

  74. Avatar de Alexandre Alkmim

    @Andrés
    não é isso, amigo, o autor entendeu que “de repente” a Globo é contra Belo Monte, quando até agora não era. rs
    Veja, eles cederam, sim… é isso que comprova esse post, não é sobre estar a favor ou contra BM, isso a galera que tá vendo isso aqui é pq já fez uma pesquisa, a gente tá ligado que Belo Monte é ruim. Mas outro ponto ruim é ser manipulado. Façam reportagem mostrando Belo Monte, esse é o papel da Globo. Fato é que eles, ao entenderem que Belo Monte não vai rolar, resolveram fazer uma campanha – assim se mostra de que lado está. Manipuladores? A Globo? Magina… tá contra Belo Monte desde o começo, até fazem campanha, dirão.

  75. Avatar de laerte neto
    laerte neto

    não entendi muito bem, desde quando ator precisa ter uma vida de militancia social ou ambiental pra defender alguma coisa? acho que a construção que legitima os atores a falarem qualquer merda não é construida só por quem segue, mas por aqueles que acham que eles são seres especiais, que nunca podem ter posicionamentos contraditórios, hipocritas ou mal embasados iguais à todos os outros mortais.
    acho muita ingenuidade achar que só porque são atores devem se comportar como seres de moral impecável e opiniões infaliveis. se eles resolvem, em algum momento da vida, defender alguma coisa eles devem ter direito à voz, e mais importante que isso, devem ser contra-argumentados com base nas idéias, e não na vida artistica.
    afinal, não é porque é global que não pode ter consciencia social ou ambiental, né?

  76. Avatar de C.
    C.

    Adorei.
    A manipulação midiática é algo tão poderoso que me assusta. Não me recordo de já ter visto tantos atores globais se empenharem numa “campanha” assim, sem ter um objetivo bem real. Sempre que o fazem, pode apostar que há interesses econômicos bem fortes por trás, como no caso do Criança Esperança. Todos se lembram do desconto que a rede recebe no IR por causa das doações? É claro que aliar o bom ao agradável é a melhor coisa a se fazer. Se eu posso ajudar alguém ou o meio ambiente e ganhar muito com isso, por quê não?
    Não sei nem tenho como saber os motivos que levaram a essa adesão da Globo à causa, mas acho importantíssimo não utilizar apenas o vídeo para se posicionar quanto ao assunto. Acho que a questão da usina de Belo Monte deve ser discutida sim, mas de forma imparcial. Propagandas contra e a favor da usina serão feitas por ambos os lados (a oposição e o governo). O jeito é saber selecionar as informações para nao ser manipulado nem por um lado, nem por outro.

  77. Avatar de Julia
    Julia

    Acredito que indiferente do fato de um movimento ter surgido do nada, junto com a preocupaçao social da grande parte das pessoas que apoiaram, ainda ha tempo de criarmos uma mentalidade critico nos jovens e nas proximas geraçoes. Esse caso de levante como outros varios, como o da USP, tendo validade ou nao, vai de opniao… o importante é irmos atras de um ideal e defende-lo, por mais que isso começe com LIKES no facebook. O primeiro passo é se levantar do sofá, e ir atras de qualquer bem maior.

  78. Avatar de patrícia
    patrícia

    Puxa! Assinei e divulguei e quero de coração que as pessoas que tiveram a iniciativa sejam muito sérias. Eu de fato me preocupo muito. Faço em casa o que posso. Não tem lixo nenhum p o lixeiro levar, não uso fralda descartável, modes, isopor, não como carne por causa das florestas e da violência, só uso sabão de óleo etc. Abro mão de tudo fácil se for para não destruir as florestas. Faço por mim, pelos meus filhos, pelas crianças. Não tenho outro interesse senão a preservação. Tô contente que está acontecendo uma mobilização deste tamanho. Espero que todo mundo assine e que funcione. Não vou entrar nessa onda de desconfiança até pq, apesar de ser um consenso que a construção da usina vai ser uma m…, é o primeiro movimento que eu vejo contra. Obrigada e saiba que eu te amo muito. Fique com Deus, em paz!

  79. Avatar de Carolina
    Carolina

    Onde voce leu que eles sao uma ONG?@Marcelo Muraro

  80. Avatar de nair
    nair

    @Andrés
    Acho inocência acreditar que atores da Globo poderiam fazer uma campanha desse tipo se fosse contrária à ideologia da empresa.

  81. Avatar de Andrés
    Andrés

    Marcelo, entendo. Mas se vc não acredita no que é dito no vídeo queria saber porque, só isso.
    O que, que é dito no vídeo, vc acha que não é real? Eu acredito, mas posso deixar de acreditar, claro… Assim como eu achava que Belo Monte era uma bela hidrelétrica que não ia alagar, como a Eletrobras falava 3 anos atrás…

    Pode ter coisas por trás esse video? Pode. Não sei, sinceramente não sei. Não tenho como saber. Só o fato de atores disserem o que pensam e, dessa forma talvez conseguir parar a obra, não me diz que tenha outra coisa por trás.
    Mas pode ser, claro.
    Se vem o Serra e diz que é contra Belo Monte, mesmo não concordando com ele em um monte de coisas e tendo eu apoiado o Lula, não vou deixar de estar contra a hidrelétrica.

    Se a Globo decidir mudar a sua opinião de repente (que, como disse, vem sendo a favor) e agora ficar contra, também não vou mudar minha opinião sobre Belo Monte por uma questão politica e luta de interesses.

    E o governo tem de se posicionar frente as críticas verdadeiras dos especialistas no assunto. Está olhando pra outro lado. Porque sabe como vc, e como eu, que está errado. Nunca na historia do Brasil aconteceu algo como o que aconteceu com a OEA, deles pedir explicaçãoes, etc. e o governo se ofender… o que é isso?? quem não deve, não teme.

    Vc disse que era contra a obra, mas o fato de tererem começado só so canteiros e vc dizer que pode ser pior parar ela agora, antes do desastre definitivo do alagamento, o deslocamento forçado das pessoas, o desastre ecologico mesmo acontecer… me faz pensar que não é tão contra assim, não como eu ao menos. Sério. Quero entender sua postura, de verdade. Não te convencer de nada. Talvez ali esteja então a questão e eu entenda melhor. Vc era contra a obra, mas agora vc acha que ela deve continuar, é isso? Senão, me explique porque seria pior parar ela agora, que apenas começou…
    Pra mim, nenhum progresso verdadeiro pode signifcar sacrificio da natureza. Só aquele entre aspas, que vc colocou. Mas e ai: pra vc é entre aspas mesmo esse progresso? Ou acha que tem que ser assim, que e inevitável? Me permita entender a sua postura, por favor…

    Sempre fui a favor do PT, mas aqui tem muita vida em jogo.
    Vc pode dizer… não teve outras vezes? Sim, mas vou deixar de apoiar agora porque é nesse momento que está se conseguindo atingir uma certa quantidade de pessoas que estão entendendo realmente o que isso significa?

    Tomara, sério, as pessoas estivessem olhando e sabendo tudo o que vc fala. Infelizmente não. Se assim fosse, não teria saido do papel mesmo.

    Sabe que acontece, Marcelo, eu acho que está ficando pra trás uma forma de fazer política. As pessoas estamos começando agir, no mundo todo. E isso vai muito além do Belo Monte. Se o “lucro” politico disso, neste caso particular, vai ser aproveitado pela Globo ou pelos políticos, partidos, governo, etc. ai é com eles.
    Mensalão tem em todos lados, em todos os governos, a politica é suja mesmo, em todos os partidos.

    Mas pra mim, eu, Andrezinho aqui, cheguei no meu limite, na minha gota d’água mesmo. Vejo os indios morrerem, os extatores de castanhas sendo assassinados por defender a Amazonia, etc e até aqui cheguei. Acha que sou inocente de não saber que isso acontece faz muito tempo? Claro que sei. Tomara a vontade, humanidade e consciência politica das pessoas diga também: até aqui cheguei. Sonhador? Pode ser. Mas não sou o unico.

    Se os politicos não querem perder essa briga, que fiquem do lado das pessoas.
    A Globo é uma merda. Se eles se posicionarem a favor, de repente, vai ser uma perda politica enorme pro governo, porque até agora estão juntos nessa.

    Mas eu estou meio cansado dessa peleja onde o que menos importa é a vida. E a gente fica assistindo e desconfiando das questões políticas obscuras que ficam por trás.
    Belo Monte? Não. O resto que eles se ajeitem entre eles.

    abraço!

  82. Avatar de Camila Moraes

    Até que enfim eu encontrei algum comentário minimamente questionador a respeito desse movimento. Estou com uma pulga atrás da orelha há dias, sou contra Belo Monte, mas me recusei a assinar a petição depois de fuçar pelos sites do movimento e dos outros citados. Percebi sim que são movimentos bem novos, sem expressividade anterior e o discurso me pareceu bem mais anti-governo do que anti-Belo Monte. Obrigada por trazer à tona a discussão.

  83. Avatar de silenzii
    silenzii

    As respostas as suas perguntas estão aqui:

    http://vejario.abril.com.br/especial/protesto-sergio-marone-646726.shtml

    http://www.facebook.com/pages/Projeto-Gota-D%C3%81gua/126497567449729

    O Brasil precisa de mais pessoas como Sergio Marone.

  84. Avatar de Handyara Cormanich
    Handyara Cormanich

    Não percebi muito a presença de atores globais, pq não assisto à globo, mas entrei no site e vi poucas informações também.
    Até tentei assinar a tal petição, mas meu nome foi recusado como não sendo um nome válido. Não entendi, até agora. Meu nome pode ser diferente e até, estranho, mas é meu nome e é válido.
    Enviei um e-mail para eles, para saber qual é o critério de validação do nome de alguém e ninguém respondeu.
    Conclusão: não pode ser lá muito sério, mesmo.

  85. Avatar de Marcelo Muraro

    Achei teu texto bastante elucidativo, Calasan. Veja que o assunto é bem mais complexo do que qualquer propaganda poderia querer explicar. Morei durante uns anos em uma cidade do interior de Minas Gerais cuja fonte de renda principal é a mineração. Te asseguro que as condições da mesma são complicadíssimas, existe uma guerra ferrenha de interesses por parte das mineradoras e do poder público e a sociedade civil (como sempre) foi deixada de lado. A especulação imobiliária é absurda, o índice de violência aumenta muito pela sazonalidade das empreiteiras, a infra-estrutura da cidade não comporta o aumento da população a cada expansão das mineradoras. E para não dizer que nada foi feito, a Vale abriu uma expansão praticamente dentro da cidade (imagine mineiração há quatro quilômetros do centro?), ao lado de um condomínio de alto-padrão, aí a “sociedade” se mobilizou, com aquele discursos populista de que “os cidadãos querem qualidade de vida”, etc. E se fosse na parte pobre da cidade? Será que o engajamento dos cidadãos seria o mesmo?

    Mais uma vez, obrigado pela contribuição!

    abraço!

  86. Avatar de Marcelo Muraro

    Roy.

    Sugiro ler o último comentário postado por Calasan. A causa é real e perdura por anos.

    abraço!

  87. Avatar de Marcelo Muraro

    Carolina.

    Sim, para a existência de uma ONG (pessoa jurídica) é obrigatório por lei ter o CNPJ. Fico contente por esclarecer sua dúvida.

    Não tem de que.

    abraço!

  88. Avatar de Marcelo Muraro

    Andrés.

    Sou contrário à criação da hidrelétrica pela questão ambiental, que é muito agressiva, mas isso ocorre, com qq obra dessa envergadura (não importa se maior ou menor), não tem como ser diferente, o “progresso” exige esse sacrifício da natureza. E, a meu ver, parar a obra que está em andamento seria tão ruim quanto continuá-la. Ou seja, já é um caminho sem volta. Acho que gostar, a maioria não gosta.

    Agora, evite levar para o lado pessoal, não sou contra os atores, apenas acredito que esse movimento não tenha a sustentação de um movimento social (conforme é anunciado) e, aí vem o mote central do meu texto, as explicações do site são extremamente parcas e não me convenceram (a crítica está aí). Do contrário, até poderia ter assinado a petição mas não foi o caso. E a ligação deste “movimento” com outros deixa margem à discussão (e este é outro ponto).

    O objetivo do que escrevi é exclusivamente expor minha opinião acerca do ocorrido, apenas isso e não atacar ou tirar a legitimidade do movimento Gota D’Água. E tampouco desejo arrebanhar seguidores para a minha idéia. Não tem nada de emocional, é tão somente minha opinião.

    Se você é engajado, acredita no que é dito no vídeo e tem consciência do que defende, então não há muito que eu possa lhe dizer.

    Acho, sinceramente, que existe algo por trás deste movimento, uma vontade política que, por algum motivo, é contra o governo atual. E, nesse sentido, é possível que haja interesses relacionados à Globo. E não acredito que os atores tenham tanta autonomia para se posicionarem da forma como quiserem, haja vista que há pouco tempo a Globo proibiu até o uso de Twitter para seus funcionários. Então, a coisa não é tão simples como é apresentada. Quem dera se o fosse.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas. Agradeço pela sua preocupação e fico à disposição, convidando-o a ler meus outros textos, se te interessar, ok?

    Grande abraço!

  89. Avatar de Roy
    Roy

    Tenho que concordar com o Andrés.

    E só tenho uma coisa a dizer: é bom ser desconfiado, mas não desconfiado demais a ponto de não discernir o que é real ou não.

    OU SEJA: A causa é real e o que me parece é que, finalmente, a “elite” vem dar voz à uma nobre causa até então por conta somente de “naturebas e ambientalistas” e etc. Belo Monte será pior do que todos os outros estragos já feitos com nosso país e é muito importante o que estão fazendo.

  90. Avatar de Daniel
    Daniel

    Marcelo,

    Concordo com você, em que nada neste país é feito de graça e sem segundas intenções. Na verdade não apenas este movimento, mas muitos outros, conforme seu texto, vem sendo levados de maneira obscura por toda a mídia, seus patrocinadores e fundadores. A midia ja sabemos, porque esta mesma depende de concessão pra poder veicular seus conteúdos, e pra isso possuem “um pé amarrado” na politica e no poder.

    Mas mesmo que seja de “um pé só” (o restante), e com interesses obscuros, eu, em particular, venho acompanhando o problema de Belo Monte há algum tempo e louvo que mesmo que seja com “um pé só”, este assunto tem que ser levantado pras massas. Até mesmo atores e personalidades, a citar um exemplo, Arnold Schwarzenegger, entre outros estrangeiros, incluindo redes de televisão, já se manifestaram contra este projeto. Não vou me aprofundar neste tema nem nos seus interesses obscuros.

    É um viral poderoso. Admito que me senti dividido ao ver que a Globo estava “patrocinando”, colocando a cara de atores jovens e respeitados pelo público. Mas aderi ao movimento mesmo sabendo que isso pode, ou não, dar em algo concreto, e compartilhei no meu facebook.

    Sou contra a execução deste projeto, caríssimo financeiramente e ambientalmente, com baixo retorno em benefício pelo alto investimento. Nada do que foi falado no video foi novidade. Mas foi a maneira mais eficaz de atingir e mover o público brasileiro.

    Obrigado pelo seu post, ele serve para alertar a todos, para que não caiamos nos extremismos e na urgência que a mídia poderosa nos incute, visando atender seus interesses como massa de manobra politica na disputa pelo poder.

    Abraço!

  91. Avatar de Carolina
    Carolina

    Como assim? Agora para se tomar alguma iniciativa tem que ter CNPJ? Puxa dessa eu nao sabia.

    Obrigada por compartilhar o video!

  92. Avatar de Andrés
    Andrés

    forgo= fogo 😉

  93. Avatar de Calasan

    Murano, tem um texto que escrevi… há anos o EIA tá disponível… há anos os indígenas estão protestando e o gotad’água chegou agora com esse ar de oportunismo. Se parar a obra, vê-se o que faz, se não: http://tabnarede.wordpress.com/2011/09/07/desculpando-belo-monte/

  94. Avatar de Andrés
    Andrés

    Concordo, Marcelo, que o importante é ter opinião. Mas eu fiz uma serie de perguntas pra vc, pra fazer crescer a conversa. E mudar de opinião se for preciso. Mas vc não respondeu nenhuma delas. Não quero brigar, nada disso, beeem longe disso. Só queria entender se vc se revoltou contra algo pela “forma”, ou pelo conteúdo.

    Como vc faz muitas afirmações, acho legal sustentar elas de alguma forma, ou dizer que é um sentimento, sem dados factuais, sei lá. Como seu texto é forte e relaciona coisas que eu não concordo e digo porque (o fato de relacionar a Globo como empresa com os atores, a principio, não tem fundamento, pelo que expôs: um está a favor, e o resto, contra) gostaria que vc se explicasse.

    Se não tiver vontade, não o faça, mas eu não sou do tipo que não mudo minha opinião. E queria fazer crescer a conversa. E entender se seu texto foi algo mais emocional, do momento, pelo que seja (não gosta desses atores… não sei). Ou se realmente vc tem algum dado que sustente o que é dito no seu texto.

    Eu não digo que o video não tem nada por trás. Nada me indica isso, mas não coloco as mãos no forgo não. Só digo que sou contra Belo Monte e que vejo nesse video e na campanha uma força extra indispensável, pelo fato de serem pessoas conhecidas. E que serve para colocar em pauta um assunto pro qual as pessoas no Brasil, na sua maioria, não tem nem idéia do que é! Poucas pessoas sabem que hidrelétrica não é energia limpa, por exemplo. Vc diz o contrário, mas não sei baseado em que. Veo tanto repetir isso ao meu redor… Muitas pessoas acreditam que tem coisas mais importantes que pensar nisso.

    E não que eu não possa mudar. Mas nada, até agora, me faz pensar que o Sergio Marone tem algum interesse oculto. E vou te falar… se tivesse, alguém teria que me demonstrar que esse interesse é pior que a construção do Belo Monte. Porque essa hidrelétrica é tamaaaanho desastre, que só o fato de aparecerem 1 milhão de assinaturas contra, que ajudem a pará-la, já fico feliz.

    A campanha chamou a atenção e, como ajuda para a não construção, a principio vejo ela com (muitos) bons olhos (ou seja, tenho só dois, mas vcs entendem rs).

    Eu coloquei varias coisas na minha ultima mensagem. Eu gostaria, de verdade, que vc falasse a respeito, para entender a tua posição. Porque juro (a luz do que eu falei contestando) que não entendi até agora, sendo vc contra também à construção do Belo Monte. Tem alguma acão que possa ser mais efetiva a tomar nesse momento do que pessoas conhecidas falando o que é falado no vídeo, que compitam com a força da mídia que está a favor?

    E pergunto de novo: o que é que é falado no vídeo (e que vc me disse pra eu não me iludir), porque não seria assim mesmo?
    Valeu

    Abraço!

  95. Avatar de Edna
    Edna

    Humanos direitos foram criados quando? Em 2011?
    Me explique isso direito, porque há três anos atras apresentei essa ong em minha sala de universidade em um trabalho a qual o tema era “Ong representadas à pessoas públicas”, um outro colega apresentou o movimento “Amazonia para sempre”.

    Em julho a Diretora da Ong fez um video defendendo o Rio Amazonas! Não é derrepente que eles estão aí não.

    De verdade, eu não entendo a fundo a sua posição no texto. Mas, respeito sua opinião.

    O Video é muito bem produzido sim, afinal o original é exemplar e sensacional!

  96. Avatar de ALINE
    ALINE

    Concordo com TUDO que o Andrés disse.
    Acredito sim que a campanha só tomou as proporções que tomou pq foi feita por “globais”. Não a apóio por isso, mas sim por ser um ato a favor da paralisação das obras da usina.
    Eu já havia lido sobre o assunto, mas assistir ao vídeo me fez querer saber mais e mais sobre o assunto (ANTES de assinar), e com toda certeza do mundo eu apóio o Movimento Gota D’Agua. Não me importa se é um famoso ou não que está por trás, o que importa é fazer algo pra impedir que esse desastre ambiental (sim, na minha opinião será um desastre ambiental) aconteça.

    E só pra constar, no vídeo eles citam sim a importância da criação de novas fontes de energia e dão exemplos (como eólica, solar)… Vc diz que ao invés de criticar devem ” propor, de fato, um projeto de geração de energia renovável”. Mas como atores que são acredito que não tenham como construir um projeto sólido, não é? O primeiro passo é parar as obras, dar visibilidade para o assunto, fazer com que a população tenha voz.
    Aí sim o governo será obrigado a construir novos projetos, ter novas idéias.

    Me senti ofendida por VOCÊ, e não pelo vídeo. Não estou sendo manipulada em favor de “não-sei-quem-nem-o-que”. Apenas foi motivada a ler e ler sobre o assunto, estudar e estudar, e tomar a MINHA decisão. Não sou “mais uma ignorante” apoiando qualquer coisa que artistas dizem. Aliás, nem no Brasil eu moro, nem Globo eu assisto. Mas amo meu país, sou a favor do BRASIL e do que é melhor pro povo brasileiro.

    Se vc é contra Belo Monte sugiro que assine o movimento, “proponha, de fato, um projeto de geração de energia renovável” ou não faça nada. Mas por favor, não critique algo que está certo (pelo bem do país, dos índios, da natureza, do dinheiro público que será gasto para ser “usado” 4 meses/ano) simplesmeste pq foram atores globais que criaram o movimento.

    Abraços, Aline

  97. Avatar de Marcelo Muraro

    Edna.

    Não acho que os globais sejam coitados. O vídeo é muito bem produzido, a campanha toda em si. E essa produção toda não vem de graça, tem algo aí que não sabemos ao certo o que é. Vamos procurando, uma hora a verdade aparece.

    abraço!

  98. Avatar de Marcelo Muraro

    Adolfo.

    Não sei se meu texto chega a mostrar um outro lado. Acho que é mais um questionamento sobre causa e efeito, questionando mais a “pré-causa” que a causa. O que está por trás deste movimento, enfim. Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  99. Avatar de Marcelo Muraro

    André.

    O importante é ter opinião, sendo contra ou a favor, não importa, até porque isso estimula a reflexão, que é o que interessa.

    abraço!

  100. Avatar de Edna
    Edna

    Ja teve um outro movimento que teve atores globais.

    “Amazonia para sempre”
    Quem criou? Cristiane Torloni e ….

    Coitado dos atores “Globais” que se eles realmente tem algumas informações realistas e não “noveleiras”, e se manifestarem de vontade própria e casuista, as pessoas sempre vão desconfiar que o que eles falam é apenas manipulador.

    Enfim, Sergio Marone teve uma iniciativa na qual a Cristiane teve em outro assunto, mas os videos defendendo suas causas foram totalmente diferente.

    E fica a prova de qual é o tamanho do impacto que os atores causam na população.
    O primeiro projeto demorou meses pra conseguir um milhão de assinaturas.
    Ja o atual, não deve passar de uma semana!!

    Mas nãe é a primeira vez que eles se manifestam a uma causa ambiental!

  101. Avatar de Adolfo
    Adolfo

    Li o texto. Bacana! Realmente é sempre bom poder enxergar o outro lado. Ontem, antes de participar do movimento contra um problema existente e conhecido por grande parte da população do país, tb procurei saber quem eram os ativistas sociais. Notei que é um movimento que pratica, também, a culture-jamming no Brasil, um tipo de mídia radical alternativa, muito pouco conhecida no Brasil, para revelar à sociedade aquilo que grupos dominantes (incluem-se propagandistas) omitem em favor de interesses políticos. E valem-se da arte moderna, paródia e sátiras para deturpar a mensagem imposta por ditos “líderes”.

    Não importa se a ação de guerrilha é encabeçada por atores da Globo, de Hollywood ou por anônimos. Devemos, sim, conhecer a intenções de um movimento para o bem social, como o Caso Belo Monte.

    Meses atrás, bombou repentinamente no Facebook o caso “Gente Diferenciada”, movido por um anônimo. A princípio, era um simples deboche à oposição dos moradores do bairro paulistano de Higienópolis à construção de uma estação de metrô. A sociedade (digital) levou a sério a brincadeira e repudiou o comportamento da burguesia paulistana. Ninguém questionou quem era o ativista, se estava à frente de outras manifestações sociais e criticou usuários por quererem participar de uma “brincadeira” no Face, que garantiu a permanência da estação em um local que facilitaria o transporte público daquela região, prevalecendo a força de expressão da sociedade civil.

  102. Avatar de Andrés
    Andrés

    Marcelo, vc pergunta “por que essa…”

    Acredito que nenhuma tenha chegado tão longe em todo sentido: em gasto de dinheiro, de ferrar o meio ambiente (alguma já alagou 600km2 da maior floresta do mundo?). E também, sabe?, eu acho que chega em um momento de consciência mundial a respeito de um monte de coisas, não só de hidrelétricas e o que elas fazem ao meio ambiente.

    Mas, mesmo assim, ainda bem que chegou um pouco de consciência! Eu vejo desse jeito. Eu mesmo, 3 anos atrás, achava que Belo Monte era um lindo projeto, acreditando nas mentiras da Eletrobras. Agora mudei… não posso? Vc desconfiaria de mim porque agora mudei de opinião, quando consegui me informar melhor?

    Tomara, tomara mesmo fosse como vc diz, que tudo mundo concorda que as hidrelétricas são ruins, etc. Tomara assim fosse! O povo repete o que a mídia diz, e acha que a energia gerada por Belo Monte é pra gente, que precisa de energia. Tenho ouvido muito dizer que está bem, que precisamos dela, etc. Sabe em boa parte por que? Pelos especiais da Globo, que mostraram o quanto de crescimento pra região ia trazer, e como as pessoas estão contentes, e como precisamos dessa energia, etc etc .

    Na verdade, aqui estamos precisando discutir que modelo de Brasil queremos, que modelo de matriz energética, e pra que. Decidir, pensar, e não só engolir. Levantar o debate. Com certeza esse vídeo vai provocar isso, sobretudo pra grande masa de pessoas que continua adormecida.

    Esse vídeo tem trazido com certeza, como o Luiz diz acima, o fato a tona. Porque as pessoas estão/estavam pouco se lixando pra Belo Monte e as consequências dela.

    E juro, sério, que tento entender a tua posição. Porque se vc fosse a favor, entenderia. Mas sendo contra, também, como pode chamar de “causa deles”. Eles quem? Vc não é contra essa construção também?

    O que seria que não é verdadeiro ali? É uma sensação sua, ou tem algum dado que pode trazer aqui pro debate?

    Eu, pesoalmente, não tenho nada porque desconfiar de um protesto iniciado, sim, rapidamente e que é obvio que sendo atores conhecidos vai viralizar rápido. Não espero outra coisa. Se fosse um protesto pra apoiar a Globo, não concordaria. Mas sendo contra Belo Monte, e com os argumentos trazidos no vídeo, concordo.

    Que outra coisa por trás pode trazer esse vídeo, negativa, para o fato da não construção, que é algo que tanto eu quanto vc acredito que queremos?

    Sim, não vejo um grande movimento por trás ou muitas explicações, porque não são políticos organizando. Ai sim ia ter um manifesto enoooorme, cheio de justificativas, etc. E também não ia ter o resultado que essa campanha tem. São atores, só. Porque desconfiar deles? Porque trabalham na televisão? A própria Leticia Sabatella já teve problemas numa novela que trabalhava (segundo uma amiga me comentou), por ter se envolvido com questões sociais. E o fez do mesmo jeito.

    Acho que a campanha é efetiva. Se vc tiver alguma informação a respeito de obscuras intenções que podem levar essas pessoas a fazer esse vídeo, e que na verdade estariam tentando manipular a população para conseguir o contrário (que Belo Monte seja construida), ai sim gostaria de ler e entenderia melhor.

    Vc pede pra não me iludir. Com o que, de tudo que ali é falado, exatamente?

    Tem um especialista no assunto de energia que clareou bastante pra mim todo o que Belo Monte significa, não sei se vc conhece. Te passo aqui>>
    http://www.viomundo.com.br/entrevistas/bermann-a-energia-hidreletrica-nao-e-limpa-nem-barata.html

    abraço!

  103. Avatar de Marcelo Muraro

    Thiago.

    Sabemos, de antemão, que nada é simples e tudo (ou quase tudo) tem um porquê. Mas, para a sociedade civil chega sempre o superficial e, às vezes, é quase impossível investigar a verdade (nesse caso, inclusive). Por isso não engoli esse vídeo global.

    abraco!

  104. Avatar de André Dotto
    André Dotto

    Muito interessante ambos os comentários a respeito do assunto. (André e Marcelo).
    Agora, o que podemos ver, devido a tamanha repercussão, é que muitos realmente se interessam pela causa e gostariam de ver ao final todo esforço, que de alguma forma, não fora em vão.
    Sobretudo, o que há de discussão, uma coisa nos beneficia: Lembramos que fazemos parte de um todo, e que a nossa geração têm sim o poder de mudar o que parece impossível, sabendo que uns compactuam com a idéia dos artistas, da globo, dos jornais, das revistas, etc.
    Posso afirmar, independente do veículo qual se propagou a idéia de parar a construção, a opinião de todos é uma só:
    “VAMOS PARAR COM ESSA CONSTRUÇÃO! “QUEREMOS SER CAPAZES DE MUDAR O PAÍS EM QUE VIVEMOS, PARA MELHOR”. Eu vou me juntar a essa corrente! Feliz é a Geração que deu início a um grande movimento, a favor do Brasil, da consciência ecológica e social!

  105. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado, Edoardo.

    Infelizmente, o distanciamento entre a sociedade civil e a esfera política é cultural no Brasil e dá a impressão de que políticos fazem tudo “às escondidas”. Não é bem assim. E o fato dos atores mostrarem as caras não quer dizer muita coisa, já que não sabemos o que os motivou a aderir/criar esse movimento. E seguimos ansiosos por respostas.

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  106. Avatar de Marcelo Muraro

    Interessante essa informação que você aponta, Calasan.

    Não sabemos quais os motivos dos prós e dos contras e isso nos inquieta e nos faz querer respostas. De todo modo, apimentar o caldo sempre faz bem. Obrigado pelo teu comentário, que bom que gostou.

    abraço!

  107. Avatar de Marcelo Muraro

    Natália.

    A reflexão é boa, desde que seja feita. Mas o problema que vejo são as pessoas aderindo sem refletir e foi isso que chamou minha atenção acerca do assunto. Mas fico contente que o texto tenha te agradado.

    abraço!

  108. Avatar de Marcelo Muraro

    Eu que agradeço pelo seu comentário, Eduardo!

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  109. Como disse, assinei com os dois pés atrás. Não sou só eu que penso assim: http://t.co/EuayvnlL c/c @LuquinhasMilani @raphaelinacio

  110. Avatar de Marcelo Muraro

    Andrés.
    Eu questiono a forma como esse “protesto” está sendo feito. Afirmar que a usina de Belo Monte é prejudicial à humanidade e ao meio-ambiente é como “chutar cachorro morto”, todo mundo concorda, mas a questão não é essa. Hidrelétricas são ruins, todas! Todas causaram danos ao meio-ambiente e nem por isso houve protesto. Porque essa?
    Não é confiar ou desconfiar, mas procurar entender o porquê desse “movimento” que, a meu ver, de movimento não tem nada e sim apenas movimentar a opinião pública em favor da causa deles. E não se iluda, nem tudo ali é real.
    abraco!

  111. Quem cai nessa? RT: @marcelomuraro: Marketing viral, a gente vê por aqui http://t.co/vl7P8cqd. Sobre o "protesto" dos atores globais

  112. Avatar de Thiago
    Thiago

    Quando passamos por grandes apagões, como ocorreu no ano de 2001, o Brasil foi duramente criticado. Quando se discuti a criação da terceira Usina em Angra, a tal Angra III, em épocas de Fukushima, o Brasil é duramente criticado. O Brasil prevê um gasto de 27 Bilhões para a copa, que durará 27 dias, ou seja, 1 Bilhão por dia. E mais 11 Bilhões com as olimpíadas e para olimpiadas que tb deve durar cerca de 30 dias. Estão se discutindo que verbas de campanha eleitoral sejam financiadas pelo Governo, Discutindo a volta da CPMF e esse movimento contrário a uma necessidade real do Brasil? Será que esses atores globais desligam o Ar condicionado entre 18 e 21 hr, para evitar a construção de belo monte? Será que eles sabem o custo da implementação de uma usina Eólica com a mesma capacidade de Belo Monte, ou pio de uma solar com essa capacidade? É o velho ditado, 28bilhoes é muito se for aplicado num estádio de futebol, mas é pouco quanto INVESTIDO em energia!!!!!

  113. Avatar de Edu
    Edu

    Parabéns pelo bom texto e pela reflexão oportuna, Marcelo. Toca num ponto sério a respeito das nossas responsabilidades frente à democratização de opiniões e informações na rede mundial. Nunca conhecemos nada parecido. E sobram pela rede textos mal escritos trazendo cafajestemente as assinaturas de escritores e jornalistas de renome. Fora a enxurrada de grosserias que nos acostumamos a ver nos comentários a textos publicados. Será um longo caminho até aprendermos que liberdade não é esculhambação.
    Mas essa causa pelo Xingu não é menos séria. E, mal e mal, o sutiã da Maitê Proença trouxe a ela (à causa) muito mais atenção que qualquer outra manifestação mais oportuna.
    Psicologia brasileira, talvez. Vá entender.
    O caso é que as pessoas naquele vídeo são figuras públicas que se uniram para manifestar uma opinião mostrando os próprios rostos e registrando suas próprias vozes. Muito diferente dos bastidores do governo em que decisões são tomadas à revelia das populações que serão afetadas, contrariando nossa Constituição e obedecendo a interesses igualmente escusos.
    Belo Monte, em tudo, é um episódio muito triste da nossa História.
    E não é tão de repente assim que gente ligada ao meio artístico vem se articulando por causas que protejam nossas florestas e seus povos. Se resolveram se mobilizar com mais ênfase agora, é porque quanto mais nos debruçamos sobre o assunto, mais Belo Monte vai se mostrando um enorme holocausto absurdo da diversidade cultural e natural do nosso país.

  114. Avatar de Calasan

    @Calasan
    ah, e parabéns pelo texto!!

  115. Avatar de Calasan

    Boa Marcelo, tb achei bem tosco esse viral
    cabe observar na questão da oposição da Igreja à Usina, que a povoação da região de Altamira se deu pela Prelazia do Xingu, que recebe verba diretamente do Vaticano e muy bondosamente cede parte de suas terras para moradores de baixa renda de Altamira. Pois bem, o lago da represa alagará tais terras, acabando com a principal ação social, certamente prejudicando o repasse da fonte.

  116. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado, Marcos.

    Fico contente que tenha gostado.

    abraço!

  117. Avatar de Natália
    Natália

    Marcelo,

    Gostei do seu texto, achei muito bem escrito e suas ideias de fato fazem sentido. Mas você não acha que, independente do “jeito global de ser” essa é uma boa reflexão contra a construção da Usina de Belo Monte? Afinal muita gente nem estava a par disso e agora está. E de fato essa construção é prejudicial.
    O Marketing viral, como voce disse, pode resultar em um efeito negativo ou positivo. E o positivo nesse caso é a consciencia sobre um problema sério e de interesse de toda a população brasileira. Ao menos quem não sabia pelo menos tomou conhecimento disso.

  118. Avatar de Eduardo Prado de Oliveira
    Eduardo Prado de Oliveira

    Gostaria de te dar os parabéns !!
    É muito fácil sair assinando petições por aí, depois de ver um filminho emocionante, mas sem argumentos técnicos. Eu sou a favor de Belo Monte em princípio, mas mais porque confio nos estudos “que devem ter sido feitos” do que por ser conhecedor profundo do assunto.
    Mas acima disso, contra ou a favor, achei muito bom você ter escrito que as pessoas não se perguntam o básico antes de ir aderindo à onda !!
    Muito obrigado por ter postado o que minha preguiça não deixou postar.

  119. Avatar de Luiz
    Luiz

    Entendo a sua indignação, mas se a causa é ou não justa, cabe a quem assistiu o vídeo se inteirar das coisas. Ser cidadão tb é ter a capacidade de poder escolher os melhores caminhos para o seu próprio pensamento a cerca das coisas q estão sendo decididas em seu país. Manipulado ou não, o vídeo foi uma visão unilateral sobre o assunto, o seu texto tem outra visão assim como muitos outros q já devem ter se espalhado por aí. Fato é q finalmente muita gente soube sobre a construção da Belo Monte, um problema q o Brasil enfrentaria sem muitas discussões. Quem sabe esse vídeo tenha dado um start para muitas pessoas buscarem um conhecimento sobre o assunto, discutirem e tirarem as próprias conclusões? Eu sou contra essa construção e acho q o uso da mídia pra fazer campanha contrária tá mais do q correto. Assim como alguns partidos tb a usam para fazer campanhas a favor. A opinião pública precisa de visões contrárias e as mídias estão aí pra alcançar o maior número de pessoas.

  120. Avatar de Marcos Bernardes

    Interessante seu texto. Um colega me passou pois estranhei esse vídeos assim que o ví há pouco. Compactuo com a tua opinião.

  121. Avatar de Andrés
    Andrés

    Pessoal, tenho estudado muito o assunto do Belo Monte, mesmo. E entendo que algumas pessoas possam ficar com receio porque estamos acostumados a ser enganadaos pela mídia. Mas precisamos deixar de desconfiar de tudo porque a gente acaba fazendo o jogo contrário do que quer. Se vc, que escreve, está contra Belo Monte, porque começa desconfiar se os argumentos apresentados no vídeo são REAIS? Só porque os atores são da Globo? Ser ator da Globo é SER a Globo? (???) Desde quando trabalhar em um lugar te faz automaticamente concordar em tudo com o teu chefe? Tem algo a dizer contra os argumentos apresentados?

    Está muito mas muito claro que a Globo APOIA Belo Monte. De fato, a Globo fez uma série de especiais muito desinformadores e apoiando a obra faz pouco tempo (porque vc não cita isso, se foi de público conhecimento??)

    O Sérgio Marone e uma série de atores conhecidos, sem receber nada, estão fazendo essa campanha pelo fato de ser brasileiros, e VER o que o governo, a Globo e outras mídias e pessoas estão querendo fazer com o Brasil só pelo dinheiro. É uma grande vergonha, um fraude, etc. Infelizmente, tem gente que prefere desconfiar. Mas dizer que a Globo está contra Belo Monte é, no mínimo, uma grandíssima inocência. Maior ainda pra uma pessoa que parece informada.

    Marketing viral em si mesmo não é bom nem ruim, depende do que faz com ele, né? Manipular? O vídeo está dando informação verdadeira a respeito desse projeto, numa linguagem que todo mundo possa entender, justamente para poder fazer frente à Mídia (ESPECIALMENTE A GLOBO) que fica mentindo e manipulando.

    O que vc, Marcelo Muraro, está fazendo por Belo Monte, já que também é contra? Só criticar os outros?

    Manipulação, Marcelo, me desculpe, mas é o que eu sinto quando leio esse texto, que mistura as coisas e diz que, pelo fato de alguns atores trabalharem na Globo, defendem a posição da Globo, que é CLARAMENTE a favor de Belo Monte, ao menos por enquanto. Quando a opinião publica estiver entendendo realmente o que acontece com esse projeto, a mídia vai ter de mudar também. E estamos perto de que parte da opinião pública se interesse e saia da manipulação da mídia e do governo, felizmente.

    O importante, agora, é parar a obra. Depois poderemos discutir alternativas, que é o que video justamente propõe: parar o desastre pra poder discutir e não ter de engolir esse gasto absurdo e sem discutir nada.

    É facil falar o que os outros deveriam fazer… mas o Brasil pede movimento e pessoas que façam mais do que critiquem o que os outros fazem.

    Ninguém precisa concordar com esse movimento, mas já que é contra Belo Monte, proponho que faça alguma coisa também. Por vc, pelo Brasil. Abraço

  122. Avatar de Marcelo Muraro

    Obrigado por comentar, Raphael.

    Infelizmente, o uso deste tipo de ferramenta tem crescido e a maioria acaba caindo nessa.

    abraço!

  123. Avatar de Expec
    Expec

    Parabéns, até que enfim alguem com uma opinião semelhante a minha 🙂
    E o que mais me deixa puto, é a população pagando de pseudo ambientalista na internet por causa de uma merda de um vídeo manipulado por nossos “coleguinhas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.